Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Samsung junta-se à Apple no coro dos profit warning

A quebra na procura de smartphones está a afetar as perspetivas para as gigantes da indústria. Depois da Apple, é a Samsung a prevenir prováveis lucros abaixo do esperado.

7º Samsung
Kim Hong-Ji/Reuters
26 de Março de 2019 às 15:44
  • ...

A Samsung emitiu um alerta sobre os resultados do primeiro trimestre, admitindo um abalo nos lucros tendo em conta as quebras nos preços dos chips e ao abrandamento da procura dos ecrãs.

A tecnológica sul coreana faz este anúncio dois meses após a Apple ter avançado o primeiro profit warning desde 2002, sendo a "gigante da maçã" um dos compradores dos ecrãs vendidos pela Samsung.

A empresa sul coreana já tinha apontado anteriormente para que no primeiro trimestre se assistisse à primeira queda nos proveitos operacionais em dois anos, tendo em conta a incerteza ao nível macroeconómico que já tinha afetado a procura por chips e a venda de smartphones nos últimos três meses de 2018.

"Tudo remete para o panorama no mercado de smartphones, que não está vigoroso nesta altura", comenta uma analista da IDC, citada pela CNN. O mercado global de smartphones reduziu 4% em 2018 e poderá voltar a contrair este ano, preveem os mesmos analistas. A pesar nas vendas estão fatores como a saturação do mercado, a substituição menos frequente que é feita destes aparelhos e os preços crescentes da tecnologia.

A Samsung é a líder mundial das vendas de smartphones mas a grande fatia dos lucros vem da venda de chips, pelo que deverá sofrer nestas duas frentes. no que toca aos chips, os preços têm sido afetados pela acumulação de inventário pela Amazon e pela Alphabet e pela redução das encomendas de computadores, dada a escassez de processadores produzidos pela Intel. 

A empresa sul coreana já esteve a cair 1,32% em bolsa para os 44.900 won coreanos (35,0624 euros), seguindo com uma perda de 0,55% para os 45.250 won. O balanço anual mantém-se, contudo, positivo, com o valor da empresa em bolsa a registar uma ascensão de 16,93% desde janeiro.

Ver comentários
Saber mais Apple Samsung IDC economia negócios e finanças tecnologias de informação
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio