Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

PeekMed fecha ronda de financiamento para apostar no software e em mercados

A start-up PeekMed fechou uma ronda de investimento com a Portugal Ventures. O financiamento vai servir "para trabalhar ainda mais o 'software'" e "conseguir levá-lo a todos os ortopedistas" com foco no Reino Unido e Estados Unidos.

Direitos Reservados
17 de Dezembro de 2015 às 10:20
  • ...

A PeekMed é uma start-up portuguesa que desenvolveu um "software" - o PeekMed One - que permite aos médicos ortopedistas "fazerem todo o processo de planeamento da cirurgia" antes da sua realização, como explicou ao Negócios, em Fevereiro, João Pedro Ribeiro, um dos fundadores da empresa.

 

Esta semana, foi anunciado que a Portugal Ventures, sociedade pública de capital de risco, investiu na empresa. Ao Negócios, João Pedro Ribeiro, conta que este financiamento "servirá para trabalhar ainda mais o 'software', do ponto de vista de funcionalidades e especialidades cirúrgicas". E também para "conseguir levar o 'software' a todos os ortopedistas, focando ainda mais em mercados como o Reino Unido e os Estados Unidos".

 

Regra geral, os ortopedistas "quando estão a fazer o planeamento de uma cirurgia mais complexa [ao tornozelo, ao joelho ou ao pé] fazem uma TAC [tomografia computorizada]". E essa é a única análise que conseguem fazer. Mas a PeekMed One importa a TAC e gera um modelo tridimensional [3D] do osso, que é colocado "num ambiente que criamos para manipulação de estruturas 3D", explicava ainda no início do ano João Pedro Ribeiro ao Negócios.

 

Nesse ambiente, ou seja numa janela deste "software", está também disponível uma base de dados com os materiais médicos, também em 3D, necessários à prática destas cirurgias. Assim, o modelo tridimensional do osso e os instrumentos vão estar na mesma janela permitindo a "manipulação de todas essas estruturas de uma forma livre e muito intuitiva".

 

Neste momento, a PeekMed conta com mais de uma centena de utilizadores – médicos ortopedistas – em vários pontos do mundo, como Portugal, Espanha, Brasil, Reino Unido, Estados Unidos e Índia. Além disso, e no que diz respeito à utilização do software em hospitais, a empresa conta arranca com um piloto ainda este ano numa unidade hospitalar nacional "e está planeado arrancar com, pelo menos, mais 2 pilotos nacionais em 2016 e um piloto nos Estados Unidos".

Ver comentários
Saber mais PeekMed One João Pedro Ribeiro Portugal Ventures
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio