Notícia
Três PME portuguesas obtêm financiamento do Horizonte 2020
No âmbito do instrumento PME do Programa Horizonte 2020, três pequenas e médias empresas nacionais receberam um investimento de 50 mil euros cada. Financiamento servirá para a execução de “estudos de viabilidade para novos produtos disruptivos”.
Há três pequenas e médias empresas nacionais que foram escolhidas para obterem financiamento através do Instrumento PME do Programa Horizonte 2020. De acordo com o comunicado enviado às redacções, tratam-se da Charge2C-NewCap, a Mater Dynamics e a Stme. Cada uma vai receber assim 50 mil euros.
A Charge2C-NewCap é uma empresa de Benavente que tem um projecto na área da mobilidade dos transportes e cidades inteligentes, de acordo com a mesma fonte. A Mater Dynamics é do Porto e tem "um projecto de tecnologias avançadas de nanotecnologias e tecnologias avançadas de fabrico e transformação".
Por fim, a Stme está a trabalhar num projecto "inovador de sistema energético de baixo carbono" e é de Porto Salvo.
O comunicado indica ainda que desde o lançamento do programa Horizonte 2020, a 1 de Janeiro de 2014, foram seleccionadas no âmbito da fase 1 do Instrumento PME 57 empresas nacionais para receber investimento.
"O instrumento a favor das PME é executado através de um convite à apresentação de propostas com quatro datas-limite por ano. O financiamento é de 50.000 euros na fase 1 e de até 2,5 milhões de euros na fase 2. A próxima data-limite para a fase 1 é 3 de Maio de 2017", revela o documento.