Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Sonicel - Erros descem 60%

Imagine um armazém com baterias, amortecedores, escapes, filtros, pastilhas, correias e toda a restante panóplia possível de peças e acessórios automóveis.

22 de Junho de 2011 às 10:45
  • ...
Marco Fonseca
Empresa
Sonicel
Ano 1983
Actividade Importação e Distribuição de Peças Auto
Volume negócios 2010 10.920.000€
Nº colaboradores 35
Nº clientes 1,500



Imagine um armazém com baterias, amortecedores, escapes, filtros, pastilhas, correias e toda a restante panóplia possível de peças e acessórios automóveis. Falamos de formas diferentes, tamanhos díspares e pesos muito diversos, que ascendem, no caso da Sonicel, a 50.000 referências activas em rotação em 200.000 localizações diferentes. A juntar a estes números, a empresa tem cerca de 1.500 clientes activos e 285.000 unidades expedidas por mês. Com este cenário, realizar o picking, ou seja, a recolha dos produtos para posterior entrega, pode transformar-se numa dor de cabeça.

Por isso, a Sonicel, importadora e distribuidora de peças automóveis, decidiu recorrer à tecnologia. Marco Fonseca, director de logística da empresa, explica que os principais problemas logísticos desta área são "o elevado número de referências e os picos de pedidos em períodos curtos durante o dia, o que implica, ao nível do picking, uma grande capacidade de resposta". Assim, a solução escolhida passou por implementar o software de gestão de armazenagem Warepack Pro, da consultora Logistema, no armazém de Carnaxide, em 2009, e este ano no armazém da Maia.

Para Marco Fonseca, as vantagens estão à vista e passam pelo "maior controlo sobre a operação no seu dia-a-dia bem como na redução de erros no picking em cerca de 60%" e em "cerca de 20% na estrutura humana". Agora, a Sonicel pode garantir a rastreabilidade dos movimentos, ou seja, saber onde estão todos os produtos desde a recepção à expedição, aumentando a produtividade e o nível de serviço dos clientes, automatizando o armazém e libertando-o de papel. Por outras palavras: menos erros, mais clientes satisfeitos.
Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio