Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Linha de crédito para empresas em Angola deverá ser aprovada hoje a Conselho de Ministros

A linha de crédito à tesouraria das empresas portuguesas a operar em Angola, que Passos Coelho anunciou no debate quinzenal desta quarta-feira, vai hoje a Conselho de Ministros, escreve o Diário Económico.

Reuters
Negócios 02 de Abril de 2015 às 09:26
  • 6
  • ...

Passos Coelho anunciou esta quarta-feira que o Governo está a preparar um conjunto de medidas para apoiar as empresas portuguesas que estão a operar em Angola e para as empresas que exportam para esse país. Todo o pacote será levado hoje à reunião de Conselho de Ministros para aprovação, escreve o Diário Económico na edição desta quinta-feira.

 

No debate quinzenal, o primeiro-ministro optou por adiantar detalhes sobre uma das medidas que vai ser submetida a aprovação dos ministros: uma linha de crédito que permita "suportar uma parte do risco cambial inerente às formas de solver responsabilidades de tesouraria, de curto e médio prazo".

 

O jornal cita uma fonte, que não nomeia nem enquadra, que explica que as medidas vão a Conselho de Ministros hoje porque há decisões políticas que é preciso tomar, ainda antes de se fecharem os instrumentos do ponto de vista técnico.

 

A linha de crédito anunciada pelo primeiro-ministro destina-se a apoiar os empresários portugueses que são pagos em kwanzas, a moeda angolana, mas que depois têm dificuldades em trocar essas verbas para dólares ou euros, devido à falta de reservas estrangeiras com que Angola se depara.

 

A queda dos preços do petróleo, e as dificuldades que se instalaram, em consequência, em Angola, já levaram as exportações portuguesas para Luanda a travar 20% só em Janeiro, disse o primeiro-ministro no debate quinzenal.

Ver comentários
Saber mais Angola kwanzas petróleo remessas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio