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À boleia da Google

A ideia de que as empresas portuguesas estavam a despertar para o "marketing on-line" e que havia mercado para uma agência que se dedicasse exclusivamente a este meio, foi a semente da criação da StepValue, nutrida pelos dois sócios fundadores numa...

À boleia da Google
22 de Outubro de 2009 às 14:59
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O nome "Google" é imediatamente associado por milhões de pessoas à Internet e a serviços gratuitos. Mas à volta desta empresa icónica gravitam milhares de companhias que vendem produtos e serviços. Conheça a história de quatro casos portugueses que centram grande parte do seu negócio neste modelo.

A ideia de que as empresas portuguesas estavam a despertar para o "marketing on-line" e que havia mercado para uma agência que se dedicasse exclusivamente a este meio, foi a semente da criação da StepValue, nutrida pelos dois sócios fundadores numa viagem a Londres para frequentar um curso de formação em SEO ("Search Engine Optimization").

"As agências que, na altura, existiam não ofereciam um portefólio de serviços que correspondesse às novas necessidades dos clientes, nomeadamente por terem 'evoluído' a partir de agências de meios ou de agências criativas. E percebemos que haveria uma boa receptividade para uma abordagem que fosse inovadora relativamente ao 'web marketing'", explica Paulo Silva, um dos "jardineiros" da ideia.

A StepValue foi criada em 2007 e visa garantir aos clientes soluções que permitam obter mais retorno dos investimentos de "marketing" e vendas feitas através da Internet, um mercado com uma dimensão crescente. Classificando-se como um "channel specialist" para a "web", a empresa oferece consultoria e serviços de "web marketing", com a optimização da resposta dos "sites" em motores de busca e "marketing", mas também de "display advertising", as campanhas de alta visibilidade nos principais "sites" e portais, e monitorização da reputação das marcas na Internet e nos "sites" sociais, como o Facebook, Twitter e YouTube.

Neste pacote de produtos, a ligação à Google "foi um passo natural", considera Paulo Silva, lembrando que as soluções que o gigante dos motores de pesquisa oferece são uma das formas mais eficazes de conseguir visitas qualificadas e as vendas que a StepValue quer garantir aos seus clientes. Esta parceria esteve presente desde o primeiro momento da criação da empresa e, mesmo na área de "web advertising", as soluções usadas são as fornecidas pela Google.





Paulo Silva 46 anos, co-fundador
Empresa StepValue
Website www.stepvalue.com
Data de criação 2 de Fevereiro de 2007
Facturação 2 milhões de euros (valor estimado para 2009)
Número de funcionários 12
Produtos desenvolvidos com a Google AdWords e AdSense
Percentagem da facturação gerada a partir da Google 40%



Uma oportunidade para inovar

Ligado desde sempre ao "marketing" e consultoria, áreas sustentadas na formação académica em Gestão e Marketing e numa pós-graduação em e-Business, Paulo Silva identificou em 2007 com o seu sócio uma falha no mercado: as agências ainda não estavam focadas na realidade da Internet e não ofereciam aos clientes um portefólio de serviços que correspondesse às novas necessidades. Como empreendedores, não deixaram escapar a oportunidade e colocaram-se em campo para explorar o projecto e implementar aquela que acreditavam ser uma abordagem inovadora no "web marketing".

"A nossa abordagem parte de uma reflexão estratégica, necessária para aconselhar o cliente sobre o seu caso específico e depois executamos de forma integrada os serviços que implementam a estratégia previamente definida", justifica Paulo Silva.

Entre os serviços desenvolvidos na StepValue há um conjunto de soluções para gerar visitas qualificadas aos "sites", oportunidades de venda e campanhas de "marketing", para além da monitorização da reputação das marcas na Internet e os "Social Media", com a presença em "sites" como o Facebook, o Twitter ou o YouTube.

Nos primeiros meses de vida da empresa, que coincidiu com a abertura do escritório da Google em Portugal, uma reunião permitiu aos fundadores da StepValue explicar o seu modelo de negócio, que passa pela gestão das campanhas dos clientes mediante um fee mensal ou uma percentagem do valor investido, com relatórios detalhados, uma estratégia especialmente indicada para se tornarem parceiros da Google, o que viria a concretizar-se rapidamente. Paulo Silva explica que, mais tarde, acabaram por perceber, numa visita à Google, em Zurique, que as agências mais evoluídas internacionalmente trabalhavam exactamente da mesma maneira que tinham escolhido para a StepValue actuar no mercado.

A qualidade, a aposta na inovação e o modelo de parceria têm atraído milhares de parceiros para o ecossistema da Google, gerando negócio local e dinamizando novas empresas, um sistema que atraiu a StepValue mas também a Elemento Digital e a ActualSales, focadas no "web marketing", assim como a TopSolutions, onde a parceria se centra em aplicações empresariais.

Mas, apesar da forte ligação destas empresas à Google, isso não significa fidelidade exclusiva. "Não somos 'fundamentalistas' nem usamos os produtos da Google em exclusivo, mas as soluções do motor de pesquisa são tão eficientes e tão abrangentes que se tornam incontornáveis no 'marketing on-line'", realça Paulo Silva.

Ainda assim, a "marca" é permanente nos projectos desta empresa e mais de 90% dos clientes da StepValue acabam por beneficiar do conhecimento que os profissionais têm dos produtos da Google e "da excelente capacidade de gerar retorno que eles oferecem". O resultado traduz-se em clientes satisfeitos, mas também na geração de um volume de negócios directamente decorrente dos produtos Google na ordem dos 40% das receitas da agência de "marketing" digital.

Mistura inovadora
Com menor dependência no volume de negócios gerado a partir das soluções Google, que ronda um quarto das receitas da empresa, a Elemento Digital surgiu numa altura em que a Google não tinha ainda o peso e o poder actual.





André Macedo 29 anos, CEO da Actual Sales
Empresa Actual Sales
Website www.actualsales.eu
Data de criação 2006
Facturação 10 milhões de euros (valor estimado para 2009)
Número de funcionários 39
Produtos desenvolvidos com a Google AdWords
Percentagem da facturação gerada a partir da Google Não revelada



A inovação tem resultados práticos

As histórias de empreendedorismo por vezes são assim, não havendo um padrão para os pontos de partida e muito menos para o seu desenvolvimento. Na Actual Sales a ideia de criar a empresa surgiu de um desafio de um cliente. "Vencer esse desafio acabou por mostrar que era possível fazer publicidade por resultado e que isso era o futuro e o nosso desígnio - revolucionando assim a forma de investir e de obter resultados com a publicidade", descreve André Macedo, líder executivo da empresa e peça chave da "aposta" lançada sobre a mesa. Com formação em engenharia informática e computadores, o fundador da Actual Sales esteve envolvido em vários projectos "web" antes de avançar com a empresa, liderando actualmente uma equipa de quase 40 pessoas, com escritórios em Lisboa, Madrid e São Paulo. A previsão de duplicar a facturação para dez milhões de euros em 2009, ano assumido de crise, não acontece por acaso, nem o crescimento sustentado do número de colaboradores que cresceu do empenho individual e "solitário" do fundador em 2006. A fórmula do sucesso pode resultar da maneira inovadora como a empresa se posiciona, como uma agência de vendas mais do que uma agência de publicidade, porque esta não passa de um meio para atingir o objectivo de aumentar as vendas dos clientes.

Entre os clientes que o comprovam contam-se empresas nacionais e internacionais, nomes como a Microsoft, a EDP, Sonae Sierra, ACP, Novis, Barclays e Banco Best, entre muitas outras referências acumuladas nos quatro anos de vida da empresa.

Tal como noutras agências de "web marketing", a ligação à Google surgiu também de forma natural e logo desde a criação da empresa. André Macedo confessa que "inevitavelmente todas as campanhas de todos os nossos clientes têm uma componente Google". Embora não queira revelar o peso no volume de negócios desta parceria, admite que a empresa norte-americana é actualmente a maior fornecedora da Actual Sales e acredita que "somos o maior cliente do Google em Portugal".

A empresa foi criada em 2000, em plena explosão das empresas "dotcom" e emergiu da vontade de profissionais com experiência de mercado e projectos e ideias para pôr em prática, conta Ricardo Pereira, um dos fundadores do projecto. Mas o percurso não foi fácil, até porque a seguir à euforia veio a queda do mercado. Mas os fundadores da Elemento Digital não desistiram.

"Primeiro focados em projectos próprios, depois apostados no desenvolvimento de soluções e serviços à medida, mas com um foco maioritariamente tecnológico" foram afinando a estratégia da empresa de acordo com as mudanças do mercado e, em 2004, apostaram no "marketing" digital e interactivo. O "habitat" Internet e "mobile" é um dos seus focos e é dai que surge a ponte de ligação com a Google.

A necessidade de activar as marcas "on-line", de clientes para quem planeavam, desenvolviam e geriam campanhas, levou a uma parceria com a gigante da Internet, "um parceiro importante em quase todas as fases do que fazemos", justifica Ricardo Pereira, realçando o apoio à Elemento Digital a sustentar estratégias, activar e medir, sempre em proporção com os resultados.

A ligação à Google ajuda, também, a impulsionar o negócio. "Em fase de evangelização, que ainda atravessamos, é simpático para o cliente mais céptico dizer-lhe que existe uma correspondência entre o que investe e a notoriedade e visitas que recebe", tudo com a garantia da marca da Califórnia, mas a gestão de campanhas internacionais é outra das mais-valias realçadas. "O Google, sendo uma ferramenta internacional, facilita esse passo, sem necessidades de muitos interlocutores ou múltiplas ferramentas", adianta Ricardo Pereira.

Concorrência directa não há, pelo menos com um pacote tão grande de produtos e soluções, que exigem dimensão, capacidade de investimento e inovação. "O que tem feito da Google o sucesso que é hoje, não é o facto de estar a "dormir à sombra", mas a circunstância de estar constantemente a inovar e muito atenta ao que se vai passando", reconhece o partner da Elemento Digital.





Ricardo Pereira 33 anos, "Partner" da Elemento Digital/comOn
Empresa Elemento Digital
Website www.elementodigital.pt
Data de criação 7 de Março de 2001
Facturação 1,2 milhões de euros (valor estimado para 2009)
Número de funcionários 27
Produtos desenvolvidos com a Google AdWords, Analytics, AdSense, InsightforSearch, Trends, Labs, Gmail, Calendar, Maps, Youtube
Percentagem da facturação gerada a partir da Google 25%



Boas ideias e persistência

A empresa foi criada em 2000, em pleno "boom" das empresas "dotcom" e surgiu da vontade de profissionais com experiência de mercado e muitos projectos e ideias para pôr em prática, conta Ricardo Pereira, um dos fundadores do projecto. Só que, quando decidiram avançar já tinha "rebentado a bolha", com a queda das grandes empresas nos Estados Unidos. Mas com o Business Plan estruturado e sustentado, que pretendia garantir a viabilidade da empresa, não desistiram. "E resultou!", exclama Ricardo Pereira.

As mudanças do mercado foram sendo reflectidas na reorientação atenta da estratégia da empresa, que numa primeira fase estava focada em projectos próprios e depois apostou no desenvolvimento de soluções e serviços à medida, embora com um enfoque maioritariamente tecnológico. Em 2004 deu-se uma inversão para abarcar o "marketing" digital e interactivo, mantendo porém a competência tecnológica, o que abriu a porta a mais projectos onde as soluções da Google começaram a ter mais peso nesta agência de "marketing" digital e interactivo.

A nível nacional e em campanhas internacionais, a Elemento Digital foi sendo pioneira nas certificações em produtos Google, ganhando credibilidade e notoriedade no mercado. E, embora mantenha o nome com que foi criada em 2001, este ano a empresa está em mutação e apostou também num "rebranding", assumindo uma característica mais comunicativa e emocional com o nome comOn - let's web together!.

Resultados comprovados
A mesma ideia é defendida por André Macedo, líder executivo da ActualSales, até porque, "para quem investe em publicidade na Internet, o Google é um operador incontornável", sublinha. E por isso, também de forma natural, a parceria surgiu logo desde o início da empresa, em 2006, e tem vindo a fortalecer-se, de tal forma que o fundador da ActualSales acredita ser o maior cliente da Google em Portugal, sendo a empresa californiana o seu maior fornecedor. As razões desta forte ligação são simples de explicar: "como o seu modelo é baseado em desempenho, a ligação tornou-se mais forte porque nos permite atingir melhores resultados se tivermos melhor 'performance', isto é, anúncios mais eficazes e direccionados".

A fórmula de sucesso fica provada pelos muitos nomes que a empresa tem somado na sua lista de clientes, assim como pelo crescimento da facturação e do número de colaboradores. Em 2009, a ActualSales prevê duplicar a sua facturação para dez milhões de euros e já conta com quase quatro dezenas de colaboradores entre Lisboa, Madrid e São Paulo.

Actualmente, todas as campanhas dos clientes da ActualSales têm "inevitavelmente" uma componente Google e André Macedo não esconde que a parceria com a gigante mundial "ajudou a impulsionar o negócio dos nossos clientes e, por consequência, o nosso". Até porque "a ActualSales não investe em Google para benefício próprio, mas utiliza os serviços do Google para promover os produtos dos seus clientes".

A reputação, somada aos resultados que aparecem e ao facto de superarem as expectativas dos clientes, provando que o modelo de pagar por resultados, que é visto como "demasiado bem para acreditar", afinal funciona, faz o resto para ajudar a somar números à facturação da empresa.

Comunicação e colaboração
O percurso da TopSolutions na ligação à Google acabou por ser diametralmente diferente, do registado pela Elemento Digital, a Actual Sales e a Step Value, até porque a parceria se foca noutro tipo de produtos diferentes da área do "web marketing" e mais virados para a produtividade empresarial: as soluções de comunicação e colaboração e as soluções de segurança e conformidade, ou seja, as "Google Apps". Mas não é por isso que a ligação à empresa californiana é menos importante para a TopSolutions.





Adriano Fonseca 34 anos, Director de Engenharia da Top Solutions
Empresa Top Solutions
Website http://www.topsolutions.pt
Data de criação 2003
Produtos desenvolvidos com a Google Google Apps
Percentagem da facturação gerada a partir da Google Não revelada



De clientes e utilizadores fiéis a parceiros

A ideia inovadora de implementar em Portugal os bilhetes e "vouchers" electrónicos nos telemóveis foi o rastilho que deu origem à criação da TopSolutions em 2003, focando-se a empresa na área das Tecnologias da informação, com especial enfoque nas soluções de Internet e Mobilidade. Com o tempo a gama da oferta foi sendo alargada e hoje parte de uma multiplicidade de produtos e serviços.

Ao contrário dos outros parceiros o negócio da empresa não está centrado no "web marketing" e não é daí que surge a sua ligação à Google, mas do lado das soluções empresariais de comunicação, colaboração e segurança, das quais começaram por ser clientes. O nome técnico é Google Apps, mas os elementos distintos são mais conhecidos, como o Google Mail, Google Talk ou Google Docs.

Começaram por ser utilizadores, mas acabaram a ajudar na implementação destas soluções noutras empresas, avançando depois para uma parceria com a Google.

Sem uma relação de exclusividade, até porque a TopSolutions já oferecia soluções nestas áreas, embora num modelo diferente, esta é uma parceria que Adriano Fonseca, director de engenharia da tecnológica portuguesa, quer manter e onde acredita que há espaço para crescer.

Actualmente o trabalho da TopSolutions com as aplicações da Google já passou fronteira para Espanha, países africanos e Brasil. O futuro dirá onde mais os poderá levar.

A empresa surgiu em 2003 e começou por ser utilizadora intensiva dos produtos e serviços da Google. Só mais tarde a relação se modificou. "Na prática, somos um cliente que se transformou em parceiro", adianta Adriano Fonseca, director de Engenharia da empresa. Apesar da experiência e conhecimento tecnológico, a qualidade oferecida pelos produtos da Google e a mudança de paradigmas proposto em certas áreas surpreendeu a tecnológica desde o início.

"As soluções da Google permitiram que mudássemos e melhorássemos a forma como trabalhávamos, permitindo, ao mesmo tempo, uma redução dos custos e investimentos associados a estas soluções", explica.

Do uso à comercialização foi um salto pequeno e o "passa-palavra" revelou-se fulcral. Os clientes começaram a reparar nas soluções que a TopSolutions utilizava e na forma como trabalhava e pediam mais informações. "Devido ao número de pedidos que começámos a ter nessa área decidimos formar uma equipa especializada nas soluções Google". Só mais tarde se formalizou a parceria.

A relação entre a qualidade e o preço das soluções de comunicação e as soluções de conformidade são um dos principais atractivos para as empresas, não exigindo investimentos avultados. Mas, apesar de serem fáceis de usar para os utilizadores finais, estas soluções envolvem alguma complexidade tecnológica na configuração em sistemas empresariais.

A experiência da TopSolutions na implementação é uma das bandeiras que ajuda a convencer os clientes a fazerem uma mudança, rompendo com modelos tradicionais, mas o negócio tem-se estendido de Portugal a Espanha, passando também por África e pelo Brasil. "A partilha de experiências e a visão global que a Google oferece acabam por ser relevantes também para os clientes por representarem uma garantia de que os seus casos particulares não são únicos e, provavelmente, já foram alvo de estudo noutra parte do mundo", diz Adriano Fonseca.

Esta é uma área em crescendo: com o conhecimento das soluções e da sua qualidade, a adesão das empresas aumenta e são necessários técnicos qualificados para as desenvolverem. Mas a área de actuação da TopSolutions não se limita às Google Apps e abrange outras soluções, em modelos comerciais semelhantes.

Um modelo aberto

Criado no final da década de 90, no quarto de um dormitório de estudantes na Universidade de Stanford por Larry Page e Sergey Brin, Google tornou-se rapidamente um sinónimo de motor de pesquisa. A missão definida pelos fundadores é "organizar a informação do mundo e torná-la universalmente acessível e útil", um propósito que nada tem de modesto e que, mesmo depois de anos de liderança de mercado, está longe de ser concretizada.

De projecto universitário, a Google transformou-se numa das maiores empresas de Internet, sendo formalizada como companhia em 1998, mas o seu objecto de negócio e estratégias cresceram muito para além do motor de busca, estendendo-se a aplicações de produtividade, plataformas móveis e agora até um prometido sistema operativo para "netbooks".

As receitas provêm, sobretudo, da publicidade "on-line". A oferecer aos anunciantes a possibilidade de anunciarem com resultados que são mensuráveis e relacionados com a informação apresentada em qualquer página o Google abriu um novo caminho ao "marketing on-line". Os programas Google AdWords, para publicidade direccionada apresentada nas respostas gerados no motor de busca, e o Google AdSense, que estende o conceito aos sites de outras empresas tem vindo a revelar-se um motor de geração de receitas para a gigante da Internet e para uma série de parceiros que fornecem serviços de desenvolvimento e adaptação destas ferramentas. Um exemplo que a StepValue, a Elemento Digital e a ActualSales testemunham de forma directa e que ajuda as empresas a gerar uma fatia significativa das suas receitas anuais. Mas cada vez mais as soluções empresariais ganham peso nos produtos da Google. As Google Apps estão a crescer em implementação, rompendo com os modelos tradicionais de ferramentas de comunicação e produtividade, mas também de segurança, e esta é mais uma oportunidade que parceiros como a TopSolutions têm sabido aproveitar.

Na base está uma relação em modelo "win-win", onde o apelo da marca de âmbito global e as provas dadas pelas tecnologias desenvolvidas na Califórnia, no Googleplex, pelos seus quase 20 mil funcionários, se tornaram a cola que sustenta um ecossistema de parceiros e utilizadores fiéis.
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