Notícia
Novo filme da Guerra das Estrelas pode destronar Avatar
Em Portugal houve uma corrida aos bilhetes do novo filme da saga e no Cinema City os lugares VIP foram os primeiros a esgotar. Exibidores acreditam que pode vir a ser o filme mais visto de sempre, destronando o Avatar.
Esta quinta-feira, 17 de Dezembro, mais de 150 salas de cinema em Portugal vão estrear o novo filme da Guerra das Estrelas: "O despertar da força".
Os bilhetes começaram a ser vendidos há dois meses. E de acordo com os dados fornecidos pela Disney à Lusa, foram vendidos antecipadamente mais de 40 mil bilhetes de cinema.
Em Portugal não houve fãs à porta das bilheteiras durante vários dias. Mas a pré-venda de bilhetes, que arrancou no dia 19 de Outubro, foi animada para os exibidores.
"Temos assistido a uma verdadeira corrida aos bilhetes, não só para a pré-estreia mas para toda a semana de exibição", disse ao Negócios fonte oficial dos Cinema City.
E a corrida não ficou pelos bilhetes tradicionais: "Os nossos lugares VIP foram os primeiros a esgotar. Mas temos também fechadas muitas sessões para grupos de fãs e empresas, que querem garantir que os seus colaboradores serão os primeiros a assistir ao filme", adiantou a mesma fonte. O que levou o Cinema City decidiu aumentar o numero de sessões face às estreias habituais.
Os cinemas UCI, no El Corte Inglés, partilham da mesma opinião: "Esta é uma das nossas melhores campanhas de pré-vendas, e claramente a que está a decorrer com maior notoriedade. Há uma grande mobilização de fâs, mas também uma muito interessante movimentação entre as novas gerações", disse Nuno Sousa, director de operações.
Face à força que os portugueses têm demonstrado para ver o novo filme da saga da Guerra das Estrelas, a expectativa do Cinema City, em relação ao mercado geral, é que o novo episódio faça história no cinema em Portugal. "A nossa expectativa é que se venha a bater novos recordes de bilheteira, superando o Avatar. Esperamos em Portugal alcançar um a 1,2 milhões de espectadores", sublinhou.
Para Nuno Sousa "é certo que este ano o mercado português tem reagido em crescendo e tudo parece apontar para uma óptima carreira. Mas destronar o Avatar exigirá condições muito excepcionais. Estreamos com muito entusiasmo e esta é para a UCI a maior abertura de sempre, em termos de salas à estreia do filme. Há condições para o Star Wars ser o filme mais visto entre os estreados em 2015 e isso implica chegar muito perto do 1 milhão de espectadores. o Avatar tem um total de 1.2 milhoes...".
Em Portugal, até ao momento, o filme mais visto é o "Avatar", de James Cameron, com 1,2 milhões de espectadores e receitas de 6,9 milhões de euros, segundo os dados do Instituto do Cinema e do Audiovisual, que sistematiza estatísticas relativas à exibição de filmes desde 2004.
O segundo lugar é ocupado pelo último filme dos "Mínimos", com 936 milhões de espectadores e 4,7 milhões de receitas. Segue-se o "Mamma Mia", "Velocidade Furiosa 7" e "Shrek, o terceiro".
Um pouco por todo o país, os exibidores estão a preparar algumas surpresas para a noite de estreia do novo filme. Além dos espaços estarem decorados a rigor, no caso dos cinemas UCI, no El Corte Inglés, os fãs vão poder visitar até ao dia 3 de Janeiro mais de 100m2 de centenas de peças exclusivas de dois coleccionadores particulares.
(Notícia actualizada às 14:55 com declarações do El Corte Inglés)