Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Portugueses foram e gastaram mais no cinema até Junho

Num mercado marcado pela distribuição da Nos, há mais espectadores e receitas. Dos 177 filmes estreados, as produções de Hollywood são as preferidas. Entre os portugueses, a história de “Jacinta” liderou.

Bloomberg
Wilson Ledo wilsonledo@negocios.pt 07 de Julho de 2017 às 18:22

Os portugueses foram mais ao cinema no primeiro semestre de 2017. As salas receberam 7,9 milhões de espectadores, mais 15,7% face aos 6,9 milhões em termos homólogos.

Também as receitas do sector sobem ao mesmo ritmo, 16,8%, para os 41,3 milhões de euros. O melhor mês foi o de Abril, com quase 10 milhões.


Dos 177 filmes estreados, menos do que no primeiro semestre de 2016, "Velocidade Furiosa 8" foi o preferido, a roçar os 787 mil espectadores e uma receita de 4,3 milhões. Mais de meio milhão foi ver "A Bela e o Monstro". "As Cinquentas Sombras Mais Negras" conquistaram outros 437 mil.


De Janeiro a Junho estrearam 22 filmes portugueses. Da produção nacional, "Jacinta" de Jorge Paixão da Costa obteve 45 mil espectadores. "Perdidos" de Sérgio Graciano registou 43.500 espectadores. O pódio fecha com "São Jorge" de Marco Martins, com 41 mil.


Entre os distribuidores, a Nos Lusomundo Audiovisuais aumentou as receitas 39,7% para 27,8 milhões. É seguida, de longe, pela Big Picture Films, com 8,1 milhões e uma quebra homóloga de 24,3%. A Nos, enquanto distribuidora, representa dois terços das receitas e dos espectadores.


O Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) revela ainda esta sexta-feira, 7 de Julho, que foram concluídas 15 longas-metragens e 12 curtas cuja produção foi apoiada, num aumento de 58,8% face ao ano passado.


Nas distinções internacionais, o ICA recorda os filmes "Cidade Pequena" de Diogo Costa Amarante em Berlim ou "Fábrica de Nada" de Pedro Pinho em Cannes.

Ver comentários
Saber mais Nos Lusomundo Audiovisuais Nos Cinquentas Sombras Mais Negras Cannes Pedro Pinho Velocidade Furiosa ICA estilo de vida e lazer cinema
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio