Notícia
A Guerra das Estrelas em números
O primeiro filme da saga Guerra das Estrelas estreou nas salas de cinema em 1977. Hoje, passados 38 anos, é uma das marcas mais valiosas. Só o novo filme deve gerar receitas superiores a 9,6 mil milhões de dólares.
Desde a estreia do primeiro filme da Guerra das Estrelas, criado há 38 anos por George Lucas, a saga gerou receitas superiores a 28,7 mil milhões de dólares (cerca de 26 mil milhões de euros). A grande fatia deste bolo foi conseguida através da venda de merchandising. E a tendência, agora que passou para a chancela da Disney, é que as máquinas registadoras facturem ainda mais.
Receitas superiores a 28,7 mil milhões de dólares
Desde que o primeiro filme passou nos ecrãs dos cinemas, a 25 de Maio de 1977, conquistou de imediato uma legião de fãs, tendo gerado receitas superiores a 28,7 mil milhões de euros (cerca de 26 mil milhões de euros). O merchandising criado à volta da saga contribuiu para a larga maioria deste valor. Desde sabres de luz, canecas do mestre Yoda, máscaras do Darth Vader: há uma autêntica galáxia de produtos.
Compra por valores galácticos: 4 mil milhões de dólares
Em 2012 a Disney comprou a licença dos direitos da Guerra das Estrelas à LucasFilm, companhia criada por George Lucas, por 4 mil milhões de dólares (3,6 mil milhões de euros).
Vendas de 9,6 mil milhões de dólares
O novo filme parece continuar a despertar o interesse dos milhões de fãs da saga, prevendo-se que consiga alcançar receitas superiores a 9,6 mil milhões de dólares (8,7 mil milhões de euros) só no primeiro ano desde o seu lançamento, segundo a Bloomberg. Um valor que que se aproxima do actual recorde de receita das Disney com o filme Toy Story3 (9,8 mil milhões de dólares, quase 9 mil milhões de euros). Do valor total das receitas, 5 mil milhões de dólares (4,5 mil milhões de euros) deverão ser alcançados através da venda de merchandising e 235 milhões de dólares (213 milhões de euros) com direitos televisivos.
Vendas de bilhetes superiores a 1,65 mil milhões
Em todo o mundo a expectativa para ver a novo filme da Guerra das Estrelas é alta, tendo os bilhetes esgotado para a estreia do filme na maioria dos cinemas. De acordo com as estimativas da Bloomberg, a venda de bilhetes deve gerar 1,65 mil milhões de dólares (1,5 mil milhões de euros) em todo o mundo, dos quais 734 milhões de dólares (668 milhões de euros) só nos EUA.
40.000 bilhetes em Portugal
Até ao momento, em Portugal, já foram vendidos mais de 40 mil bilhetes segundo os dados fornecidos pela Disney Portugal à Lusa.
1,1 milhões de tweets em 24 horas
Quando o trailer do novo filme foi divulgado, em 24 horas, foram partilhados 1,1 milhões de publicações sobre o tema no Twitter.