Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Lucros da Alphabet aumentam mas receitas dececionam. Ações caem quase 8%

A dona da Google registou um aumento das vendas de 12% para 96,5 mil milhões, ligeiramente abaixo das previsões dos analistas, com a unidade de cloud também a falhar as previsões. Já os lucros aumentaram quase 30%.

Matthias Balk/AP
04 de Fevereiro de 2025 às 21:20
  • ...

A dona da Google, a Alphabet, registou um aumento de 12% das receitas consolidadas no quarto trimestre para 96,5 mil milhões, ficando ligeiramente abaixo das expectativas dos analistas, disse a empresa na apresentação de resultados após o fecho de Wall Street.  

Já o lucro líquido aumentou 28% para 26,5 mil milhões, com os lucros por ação a subirem 31% para 2,15 dólares. Os analistas consultados pela FactSet e citados pela Barron’s esperavam que a empresa registasse lucros de 2,13 dólares por ação e receitas de 96,7 mil milhões.

No período homólogo do ano passado, a empresa registou um lucro por ação de 1,64 dólares e vendas de 86,3 mil milhões.  

Outro ponto que dececionou os analistas foi a receita da unidade de cloud, que inclui as infraestruturas de IA e as soluções de IA generativa, que aumentou 30% para 12,0 mil milhões, quando os analistas referidos pela Bloomberg esperavam 12,2 mil milhões.

A reação dos investidores no mercado "after hours" ao fraco crescimento das receitas, o mais lento de desde 2023, e ao forte abrandamento das vendas da unidade de cloud, foi bastante negativa, com as ações a caírem quase 8%.   

Os resultados da tecnológica estavam a ser bastante antecipados pelos analistas, num momento em que a unidade principal da empresa - o motor de busca Google - está sob pressão da nova concorrência por parte do ChatGPT, entre outros.  

Mais recentemente, o surgimento de um novo modelo de inteligência artificial (IA) da chinesa DeepSeek levou a receios de que as tecnológicas estejam a investir demasiado nesta área. A empresa disse que vai investir 75 mil milhões em 2025, continuando a expandir a estratégia de IA, um valor bastante acima do previsto pelos analistas consultados pela Bloomberg, que esperavam 57,9 mil milhões.

As receitas operacionais totais aumentaram 31% e a margem operacional aumentou 5 pontos percentuais para 32%.

Já as receitas de serviços da Google aumentaram 10% para 84,1 mil milhões, "refletindo o forte ímpeto  no Google Search [pesquisas] e outros e nos anúncios do YouTube".

Notícia atualizada pela última vez às 21:57

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio