Notícia
Investimento publicitário na Internet ultrapassará jornais diários em 2013
O investimento em publicidade na Internet deverá ultrapassar os jornais diários no início de 2013. Entre 2012 e 2015 a publicidade online representará 59% da publicidade mundial.
O investimento em publicidade online ultrapassará, no início de 2013, aquele que é feito nos jornais diários de acordo com o relatório trimestral da ZenithOptimedia, citado pelo espanhol “Cinco Días”.
A ZentithOptimedia prevê ainda que as receitas de publicidade na rede ultrapassem, em 2015, a facturação total de jornais e revistas de papel. O estudo aponta para um aumento de 18% em 2012 para 23,4% em 2015, da quota publicidade na Internet, ao mesmo tempo que a imprensa continuará a perder 1% ao ano.
Os autores do estudo estimam que entre 2012 e 2015 a publicidade online represente 59% do crescimento global.
Quanto ao investimento publicitário mundial, a ZenithOptimedia prevê um aumento de 3,3% este ano, 4,1% em 2013 e 5,6% em 2015.
Os mercados em desenvolvimento são os que mais contribuem para este aumento, esperando-se que contribuam em 61% para o total do crescimento mundial.
Na periferia da Zona Euro prevê-se que haja uma queda de 4% em 2013 a que se seguirá um período de estabilização em 2014 e um crescimento de 2% em 2015. As regiões do norte e centro da Europa deverão em 2013 atingir valores semelhantes aos registados em 2012. Para 2014 e 2015 a ZenithOptimedia estima um aumento de 2%, segundo o jornal “Cinco Días”.