Notícia
HBO entra em Espanha para enfrentar Netflix. E Portugal?
É uma autêntica “guerra dos tronos” para ver quem lidera nos novos serviços de “streaming”. A HBO vai chegar a Espanha, depois da Netflix. A batalha em Portugal é ainda um mistério.
A novidade chega ao país vizinho até ao final de 2016. A HBO vai lançar em Espanha um serviço de "streaming" online. Deste modo, os espanhóis vão ter acesso aos conteúdos da cadeia norte-americana sem a necessidade de um serviço de televisão por subscrição.
Num país onde se registam altos índices de casas com banda larga (mas não tanto de televisão paga) e pirataria online, a Bloomberg considera esta uma "aposta calculada".
A HBO ficará com os direitos exclusivos dos seus conteúdos, não os licenciando para outros canais no país. Quem quiser aceder aos mesmos terá de subscrever o serviço online da cadeia detida pela Time Warner. Assim, por exemplo, só será possível assistir no país à série "A Guerra dos Tronos" através da internet.
O serviço deverá custar dez euros, ligeiramente acima dos oito euros cobrados pela rival Netflix, que entrou no país em Outubro do ano passado. Nesse mesmo mês, estreou-se também em Portugal. Com 75 milhões de subscritores no mundo, a Netflix conta no seu catálogo com séries como "House of Cards" ou "Orange is the New Black".
O serviço que a HBO se prepara para introduzir em Espanha está já disponível na Suécia, Noruega, Finlândia e Dinamarca, através do HBO Nordic. No mundo, a cadeia norte-americana tem 92 milhões de subscritores.
O Negócios entrou em contacto com a HBO para tentar perceber se haveria interesse em introduzir este serviço de "streaming" também em Portugal, não tendo obtido resposta até ao momento.
No último mês de Setembro, a HBO anunciou uma parceria nacional com a TVSéries, da Nos Lusomundo TV, para que o canal assegure os direitos de transmissão das novas séries da cadeia norte-americana. O modelo "Home of HBO" é seguido também em países como Alemanha, Reino Unido ou Austrália.
Como explica a Bloomberg, a HBO tem encontrado três formas de fazer dinheiro fora da América: vendendo DVD e "download" digitais, licenciando direitos para transmissão de conteúdos em canais de televisão e através da sua própria rede televisiva.
No seu catálogo conta com séries como "Os Sopranos", "O Sexo e a Cidade", "Rua Sésamo", "True Blood – Sangue Fresco" ou "Boardwalk Empire".