Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Chineses compram cinemas do El Corte Inglés e Dolce Vita Tejo

A aquisição, cujo valor ascende a mil milhões de euros, criará o maior grupo de salas de cinema do mundo. Em Portugal, a UCI detém 45 salas em três localizações.

Bloomberg
12 de Julho de 2016 às 14:28
  • 4
  • ...

A empresa norte-americana AMC Entertainment Holdings, detida pelo grupo chinês Wanda Group do magnata Wang Jianlin, anunciou esta terça-feira, 12 de Julho, a compra da actividade europeia do grupo britânico de Odeon & UCI Cinemas Group, que opera em Portugal, entre outros, os cinemas do El Corte Inglés em Lisboa e do Dolce Vita Tejo.

A aquisição ao "private equity" Terra Firma, cifrada em 921 milhões de libras (1.091 milhões de euros à cotação actual), criará o maior grupo mundial de operadores de cinemas e é também, segundo a Reuters, a maior compra de uma empresa britânica por uma norte-americana desde o referendo de 23 de Junho que decidiu o Brexit.

Ao comprar agora, a AMC poupa cerca de 144 milhões de euros, beneficiando da desvalorização da libra nas semanas que se seguiram ao voto da saída, acrescenta a agência noticiosa. A AMC passará a deter 627 cinemas e mais de 7.600 salas em oito países depois da conclusão do negócio.


Em Portugal, segundo o site da Odeon-UCI, a empresa detém três cinemas (além do Corte Inglés e Dolce Vita, também no Arrábida Shopping) e 45 salas de exibição, de um total de 242 cinemas e 2.236 salas na Europa.

O negócio levará a AMC a assumir 482 milhões de euros em dívida da empresa.

Ver comentários
Saber mais AMC Entertainment Holdings Wanda Group Portugal El Corte Inglés Lisboa Dolce Vita Informação sobre empresas economia negócios e finanças cinema
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio