Notícia
Volume de negócios na indústria acentua queda em Junho
O volume de negócios na indústria portuguesa acentuou a descida em Junho, pressionado pela quebra mais acentuada das vendas para o mercado externo.
O volume de negócios das fábricas portuguesas acentuou a descida em Junho, penalizado, sobretudo, pela quebra das vendas para o mercado externo.
Segundo os dados divulgados esta terça-feira, 9 de Agosto, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o índice que mede o volume de negócios na indústria desceu 3,4% em Junho face ao mesmo mês do ano passado, depois da quebra homóloga de 1,1% observada no mês anterior.
A justificar este comportamento está uma quebra mais acentuada das vendas para o mercado externo. Este indicador registou uma descida homóloga de 3,9% em Junho, o que compara com o recuo de 0,3% em Maio. Já as vendas para o mercado nacional diminuíram 3% no mês em análise, após uma quebra homóloga de 1,9% no mês anterior.
Mais uma vez o sector da energia foi o principal responsável pela queda do volume de negócios na indústria. Neste agrupamento, a actividade desceu 13,3% em Junho face ao mesmo mês de 2015.
Em termos mensais, o volume de negócios das fábricas portuguesas cresceu pelo segundo mês consecutivo. Aumentou 2,9% em Junho, depois da subida de 4,4% no mês anterior.