Notícia
Volume de negócios da indústria cresceu 16,2% em novembro do ano passado
Os índices relativos ao mercado nacional e ao mercado externo aumentaram, respetivamente, 17,7% e 14,3%, uma subida face aos 16,7% e 15% contabilizados em outubro.
O índice de volume de negócios da indústria aumentou 16,2% em novembro em termos homólogos, um crescimento de 0,2 pontos percentuais face a outubro, segundo os dados divulgados esta segunda feira pelo Instituto Nacional de Estatística.
Este crescimento decorre "apesar da desaceleração dos preços na indústria" que caiu de 16,2% em outubro para 14,1% em novembro.
Excluindo o agrupamento de energia, as vendas na indústria aumentaram 11,6%. Os índices relativos ao mercado nacional e ao mercado externo aumentaram, respetivamente, 17,7% e 14,3% uma subida face aos 16,7% e 15% contabilizados em outubro.
As vendas na indústria com destino ao mercado nacional apresentaram uma variação homóloga de 17,7% em novembro, uma subida ligeira face aos 16,7% registados em outubro. "A energia voltou a dar o contributo mais expressivo para a variação deste mercado", refere o INE.
Por sua vez, as vendas da indústria para o mercado externo desacelerou 0,7 pontos percentuais para 14,3% em novembro. Os bens de investimento "deram o contributo mais influente para a variação deste mercado", com principal destaque para o segmento de fabricação de veículos automóveis, reboques, semi-reboques e componentes para veículos automóveis".
Já o índice de emprego caiu de 2,2% em outubro para 1,8% em novembro, enquanto o índice de remunerações deslizou de 7,4% em outubro para 6,5% em novembro. Por sua vez, o índice de horas trabalhadas derrapou de 2,5% para 2% em novembro.