Notícia
Volume de negócios da indústria voltou a cair em Maio
Depois de um incremento homólogo de 2,3% em Abril, o indicador que mede o volume de negócios da indústria voltou a cair em Maio, recuando 1,2%.
O volume de negócios da indústria nacional caiu 1,2% em Maio face ao mesmo período do último ano. O indicador voltou assim a cair, depois de em Abril ter subido 2,3%, a maior subida desde Janeiro de 2012 e a primeira desde Outubro do ano passado, revela o Instituto Nacional de Estatística (INE) num relatório divulgado esta segunda-feira.
O valor registado em Abril beneficiou do efeito de calendário associado ao período da Páscoa, tendo-se observado mais dois dias úteis que no mesmo mês de 2012, refere o INE.
A influenciar de forma negativa o volume de negócios das fábricas nacionais em Maio esteve a procura interna, que recuou 3,9%. Já o mercado externo evoluiu de forma positiva, avançando 2,3%. No entanto, a procura externa positiva foi menos expressiva que em Abril, quando a procura do mercado externo aumentou 10,5%.
Nos agrupamentos, os bens intermédios e os bens de consumo foram os que registaram os piores desempenhos, com quedas de 3,7% e 3,6%, respectivamente. Contrariamente, o agrupamento energético registou o melhor desempenho ao avançar 6,7% em Maio.
Os índices de emprego, remunerações e volume de trabalho na indústria nacional registaram a mesma tendência observada em Abril e caíram 3,7%, 5,6% e 3,8%, respectivamente, em Maio.