Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Nestlé reivindica criação de 457 oportunidades de trabalho

A companhia suíça foi subscritora da iniciativa de criação de emprego jovem, que se comprometia a criar 20.000 oportunidades de emprego na Europa em três anos. Em Portugal, garante, a meta vai ser superada.

Miguel Baltazar
09 de Maio de 2016 às 15:42
  • ...

A gigante mundial de alimentação, a suíça Nestlé, "vai superar certamente, a meses de terminar o prazo" de três anos o objectivo de criar 500 oportunidades de emprego jovem em Portugal no triénio 2014-2016, com a qual se comprometeu há dois anos. A garantia foi dada na manhã desta segunda-feira, 9 de Maio, por Jordi LLach, director-geral da Nestlé Portugal, em conferência de imprensa para apresentação dos resultados de 2015.


Até ao momento, garantiu a direcção da subsidiária do grupo suíço em Portugal, a Nestlé Portugal "criou já 457 oportunidades de trabalho para jovens, 186 oportunidades de estágio e 271 contratos de trabalho".

A casa-mãe suíça lançou há dois anos a "Iniciativa Nestlé Emprego Jovem", comprometendo-se a criar "20.000 oportunidades de emprego" para jovens até aos 30 anos de idade entre 2014 e 2016. Em Portugal, o projecto foi iniciado em Junho de 2014.

Questionada sobre se os contratos de trabalho referidos representaram a criação de postos de trabalho directos na Nestlé Portugal – que além da sede em Linda-a-Velha (Lisboa), tem três unidades industriais em Avanca (Aveiro), Porto e Lagoa (Açores) –, a direcção da companhia respondeu que "não é líquida" a equiparação. Deu o exemplo de um contrato de substituição, em que a oportunidade criada não se traduziu em novo posto de trabalho após o período de substituição ter terminado.

A Nestlé Portugal, aliás, terminou o exercício de 2015 com 1.732 colaboradores no país, o que representa uma descida de 163 postos de trabalho face aos 1.895 colaboradores com que terminou o ano antecedente – facto que a gestão atribui directamente à venda da empresa de águas Nestlé Waters Direct em 2014.

No entanto, garantiu esta segunda-feira Jordi Llach, dos jovens que tiveram um estágio ou estiveram em algum tipo de formação na empresa, no âmbito da iniciativa europeia, "quase todos estão empregados".

Além da oportunidade de trabalho, o director-geral da Nestlé Portugal salientou a hipótese de jovens em início de carreira profissional terem contacto, formação e estágios na empresa. Segundo o grupo, houve "78 iniciativas de contacto entre as pessoas da Nestlé e os jovens estudantes que preparam para entrar no mercado de trabalho".

Ver comentários
Saber mais Nestlé Nestlé Waters Direct Jordi Llach comida alimentação suíça empresa emprego trabalho
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio