Notícia
Nestlé Portugal prevê investimento de 17 milhões em 2016
Grupo alimentar suíço aumentou 4,2% o investimento em Portugal, para 17,2 milhões de euros, em 2015. Este ano, o valor a aplicar “será muito semelhante”, garante a gestão.
Em 2016, a Nestlé Portugal pretende "continuar a investir" em Portugal, onde detém três unidades industriais" – "sobretudo na fábrica de Avanca", avançou esta segunda-feira, 9 de Maio o director-geral da empresa, Jordi LLach.
Em conferência de imprensa de apresentação dos resultados de 2015, o director-geral da Nestlé Portugal explicou que o investimento a realizar pela multinacional suíça no país em 2016 será "muito semelhante" ao efectuado no exercício passado.
Em 2015, a companhia helvética investiu um total de 17,2 milhões de euros em território português, onde tem três unidades: no Porto (café), nos Açores (de leite) e em Avanca (multiproduto, mas sobretudo conhecida pelas papas Cerelac e Nestum). O valor representou um aumento de 4,2% face a 2014.
A companhia explica que, deste total, uma fatia de 8,1 milhões de euros "foram investidos na melhoria das três fábricas existentes em Portugal" e o restante (9,1 milhões de euros) "na introdução de melhorias do parque informático", na frota automóvel e na "manutenção de edifícios" existentes no território nacional.
A concretizar-se o investimento em 2016, a Nestlé mantém a média desde 2010 em Portugal, país onde garante ter aplicado "um total de 82 milhões de euros" nos "últimos cinco anos": ou seja, cerca de 16,4 milhões de euros por ano. Com uma alteração significativa: a Nestlé Waters Direct, unidade de engarrafamento de água situada em Coruche, foi alienada pelo grupo de alimentação em 2014.
Do investimento realizado no ano passado, a unidade de Avanca – de onde saem 35 mil toneladas por ano de produtos como cereais de pequeno-almoço, bebidas e marcas nutricionais da companhia – absorveu a maior parte do investimento industrial, com seis milhões de euros.
A unidade Prolacto – Lacticínios de São Miguel, situada em Lagoa, e produtora de 9,5 toneladas de leite em pó e manteiga por ano, captou outros 1,6 milhões de euros em 2015.
Finalmente, a unidade de torrefacção do Porto – que produz anualmente 12 mil toneladas de café e sucedâneos das marcas Sical, Buondi, Tofa e Christina – recebeu 476 mil euros de investimento da Nestlé Portugal.
A companhia aumentou em 1,2% as vendas em Portugal, para 466,7 milhões de euros, foi anunciado esta segunda-feira.