Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Estado dá mais 24 horas aos candidatos à compra da Efacec

Prazo para a apresentação da Best and Final Offer (Bafo) terminava às 17:00 desta segunda-feira, 10 de abril.

10 de Abril de 2023 às 17:48
  • ...

A Parpública adiou para as 17:00 de amanhã, terça-feira, a data-limite para os candidatos à aquisição da Efacec, adiantou ao Negócios fonte oficial da "holding" estatal onde está pendurada a posição de controlo da empresa que pertencia à empresária angolana Isabel dos Santos.

 

"O prazo foi prorrogado por 24 horas", afirmou a mesma responsável, ressalvando que, para já, a Parpública não vai revelar os motivos da sua decisão, que deverá ter sido concertada com o Governo.

A prorrogação do prazo acontece no dia em que se soube, de acordo com o Eco e já confirmado pelo Negócios, que a Mota-Engil desistiu da corrida à aquisição da Efacec, desconhecendo-se ainda a decisão das restantes quatro candidatas: o consórcio Visabeira/Sodecia e os três fundos de "private equity" – o português Oxy Capital e os estrangeiros Mutares e Oaktree.

Com o processo de reprivatização da Efacec decorrer em "lume brando", a tesouraria da empresa vai degradando-se a ritmo acelerado, com o Estado a transferir para companhia de Leça do Balio mais de 10 milhões de euros todos os meses – 14 milhões, avançava recentemente o Jornal Económico.

De resto, o próprio Governo já admitiu que é improvável que o preço de venda da Efacec permita compensar as injeções do Estado, que já totalizam mais de 200 milhões de euros.

 

"Muito dificilmente a totalidade desse valor será refletido no preço de venda", afirmou recentemente o ministro da Economia, António Costa Silva.


(Notícia atualizada às 18:12)

Ver comentários
Saber mais efacec parpública reprivatização
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio