Notícia
Efacec vai patrocinar equipa chinesa campeã da Fórmula 1 dos carros eléctricos
A líder mundial de carregadores rápidos vai entrar na Formula E, a maior competição de carros eléctricos do mundo, como patrocinadora oficial da equipa Techeetah, que é detida pelo grupo China Media Capital (CMC).
A Efacec vai acelerar na corrida mundial da mobilidade eléctrica, área em que é líder global em carregadores de carga rápida, como patrocinadora oficial de uma equipa de Fórmula E, que é a maior competição de carros eléctricos do mundo organizada pela Federação Internacional do Automóvel (FIA) e vista como o futuro da Fórmula 1.
A equipa escolhida pela empresa portuguesa é a actual campeã Techeetah Formula E Team, que é detida pela China Media Capital (CMC), empresa que investe em diversas áreas de negócio ligadas às novas tecnologias, aos media e ao desporto.
O acordo da Efacec com a CMC para a Techeetah, com a duração de três anos, tem como objectivo concretizar uma das principais ambições estratégicas do projecto "Efacec 2020": a entrada no mercado da Ásia Pacífico.
No final do ano passado, a China, que representa cerca de metade do mercado global de veículos e carregadores eléctricos, dispunha já de mais de 400 mil estações de carregamento.
"Acreditamos que a Fórmula E é o futuro do automobilismo. Estamos muito motivados para associar a Efacec a este ecossistema que alia desporto, sustentabilidade e entretenimento e que proporciona uma plataforma única para o desenvolvimento de negócios", considera Ângelo Ramalho, CEO da empresa que é controlada por uma empresa da empresária angolana Isabel dos Santos.
"Esta é uma oportunidade única para a Efacec reforçar o seu posicionamento e notoriedade junto dos principais ‘players’ internacionais de mobilidade eléctrica", sublinha o gestor, em comunicado da empresa, fazendo votos que "estes três anos de ligação à Techeetah sejam um período pleno de vitórias, tanto nos grandes prémios como nos negócios".
Já Mark Preston, "team principal" da Techeetah Formula E Team, mostra-se confiante que a equipa vai "oferecer um verdadeiro retorno do investimento para a Efacec, não só enquanto equipa extramente competitiva como também enquanto organização ‘business oriented’, que pode proporcionar um crescimento comercial aos parceiros".
O CEO da Efacec estima que a área da mobilidade eléctrica, que ainda há dois anos contribuía apenas com 10 milhões para uma facturação global do grupo da ordem dos 430 milhões de euros, venha a valer cerca de 100 milhões de euros já em 2020.