Notícia
Edifício mais alto de Gibraltar descarrega água salgada de autoclismos “made in” Aveiro
Com 424 trabalhadores em Portugal e vendas de 75 milhões de euros, a OLI desenvolveu o primeiro autoclismo interior que utiliza água salgada nas descargas, uma solução instalada no Hassan Centenary Terraces, que terá 665 casas e está a ser construído pela bracarense Casais.
As casas de banho do Hassan Centenary Terraces, o complexo residencial que está a ser construído em Gibraltar, constituído por meia dúzia de torres, uma das quais tem 110 metros de altura e 35 pisos, o que lhe dá o estatuto de edifício mais alto de Gibraltar, estão a ser dotadas daquele que é o primeiro autoclismo interior que utiliza água salgada nas descargas.
Trata-se de uma solução "tecnicamente diferenciadora para responder às necessidades dos mercados onde a água potável é escassa", explica a OLI, a única empresa portuguesa que produz autoclismos interiores, tem sede em Aveiro e emprega 424 pessoas no nosso país, tendo fechado o último exercício com uma faturação de 75,5 milhões de euros.
A OLI detalha que a solução que está a instalar no Hassan Centenary Terraces é o modelo "OLI80 Salt Water", que desenvolveu, há dois anos, no seu centro de I&D, em Aveiro, onde "diariamente mais de 20 engenheiros estudam novas e melhores soluções para um espaço de banho hidricamente mais eficiente e inclusivo", enfatiza a empresa.
Para além da fonte de água diferenciadora que utiliza, este autoclismo destaca-se por ser sustentável, "possibilitando uma redução do consumo diário de água de aproximadamente nove litros por dia, graças à integração da tecnologia ‘plus’ na torneira de boia que retarda a entrada de água no autoclismo no momento em que este está a encher", afiança a OLI.
De acordo com a empresa aveirense, as características do "OLI80 Salt Water" foram determinantes para a sua integração neste complexo imobiliário que integra o programa do Governo de Gibraltar "Affordable Housing Scheme", assente em dois pilares fundamentais - a construção a custos controlados e os critérios ESG (ambientais, sociais e de governança).
O Hassan Centenary Terraces, um complexo imobiliário que deverá fazer chegar ao mercado 665 casas, esta a ser construído pela empresa bracarense Casais.
Exportando mais de três quartos do que produz para 85 países dos cinco continentes, a fábrica da OLI em Aveiro trabalha ininterruptamente 24 horas por dia, sete dias por semana, e tem uma produção anual de dois milhões de autoclismos e três milhões de mecanismos.