Notícia
Alemanha e Espanha puxaram pela economia da Zona Euro em Janeiro
O índice PMI, que mede a evolução da indústria e dos serviços da Zona Euro, subiu, no mês passado, com o desempenho mais positivo do que o esperado da Alemanha, Espanha e também Itália.
O índice de gestores de compras (PMI, na sigla inglesa) para a indústria da Zona Euro, da Markit Economics, subiu de 51,4 pontos, em Dezembro, para 52,6 pontos no mês passado. Os dados relativos a Espanha, Itália e Alemanha mostram uma aceleração do crescimento, ao passo que os dados para França dão conta de uma queda na produção pelo nono mês consecutivo.
O índice PMI para a indústria alemã subiu para 53,5 pontos, em Janeiro, quando os economistas previam um avanço para 52,6 pontos. No caso de Espanha, era esperado um aumento para 54,6 pontos, mas o PMI avançou para 56,9 pontos.
Ao mesmo tempo, o índice que mede o emprego na indústria e nos serviços subiu, em Janeiro, para um nível não alcançado desde meados de 2011, de acordo com os dados divulgados pela Markit.
A economia da Zona Euro deverá ter beneficiado da queda dos preços do petróleo, escreve a Bloomberg, numa altura em que o Banco Central Europeu (BCE) se prepara para dar início ao programa de alívio quantitativo, que será posto no terreno em Março para combater a deflação. O anúncio desse programa, por parte do banco central, aumentou a confiança dos empresários, em Janeiro, depois de o desemprego ter caído pela primeira vez em quatro meses.
A taxa de criação de emprego "é mais um sinal do crescente optimismo entre os empregadores em relação a este ano", afirma Chris Williamson, economista-chefe da Markit Economics. "Os dados estão num nível consistente com um crescimento de 0,3% do PIB no primeiro trimestre, e o programa de alívio quantitativo do BCE deverá conduzir a um crescimento ainda mais forte nos próximos meses".
A economia da Zona Euro cresceu 0,2% no terceiro trimestre do ano passado, e os economistas consultados pela Bloomberg acreditam que terá avançado ao mesmo ritmo nos últimos três meses de 2014. Os dados serão divulgados pelo Eurostat no próximo dia 13 de Fevereiro.