Notícia
Akzo Nobel vende divisão de químicos especializados por 10,1 mil milhões de euros
A Akzo Nobel acordou a venda da totalidade da sua divisão de químicos especializados ao norte-americano The Carlyle Group e ao fundo de Singapura GIC. A operação está avaliada em 10,1 mil milhões de euros, indicou esta terça-feira a empresa holandesa.
A alienação surge no âmbito do plano, anunciado no ano passado, de separar as divisões de pintura e revestimentos da divisão de químicos especializados.
"O conselho de administração e de supervisão concluiu que a venda privada ao The Carlyle Group e ao GIC é a melhor opção para os interesses da Akzo Nobel, bem como para os empregados, accionistas e clientes", refere o comunicado da empresa.
A Akzo Nobel irá receber um pagamento em dinheiro de 8,9 mil milhões de euros, antecipando que, após a dedução dos custos da operação e de outros passivos, o encaixe líquido se cifre em cerca de 7,5 mil milhões de euros, os quais serão maioritariamente distribuídos pelos accionistas.
A operação está sujeita à aprovação das entidades reguladoras e à consulta dos órgãos representativos dos trabalhadores.
Em finais de Abril do ano passado, a norte-americana PPG, ofereceu 26,9 mil milhões de euros pela totalidade da Akzo Nobel, naquela que constituiu a sua terceira tentativa de comprar a rival holandesa. A oferta, contudo, foi rejeitada.
A Akzo Nobel possui duas unidades em Portugal, uma em Lisboa e outra no Carregado.