Notícia
Sonae investe 83,5 milhões para chegar aos 90% na Sierra
O grupo liderado por Cláudia Azevedo acaba de adquirir mais 10% do seu braço imobiliário à britânica Grosvenor, tendo investido cerca de 421 milhões de euros, nos últimos quatro anos, no reforço da sua posição na Sierra.
A Sonae SGPS anunciou esta quinta-feira, 17 de março, que adquiriu mais 10% do capital social da Sierra à Grosvenor por 83,5 milhões de euros, passando a deter 90% do seu braço imobiliário.
O preço agora pago nesta operação pelo grupo da Maia "representa um desconto implícito de cerca de 10% sobre o NAV [valor líquido dos ativos] da Sierra no final de 2021, na sequência do exercício pela Grosvenor do direito de ‘put option’", realça a Sonae nas contas do grupo relativas a 2021, em comunicado publicado no site da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Uma transação que ocorre um ano de ter reforçado a sua posição na Sierra para 80%, através da compra de 10% à Grosvenor por 82,2 milhões de euros.
Nos últimos quatro anos, o grupo liderado por Cláudia Azevedo desembolsou cerca de 421 milhões de euros no reforço de 50% para 90% da Sierra, tendo a parceria de 50/50% com a Grosvenor, fechada em 2005, sido desfeita em julho de 2018 quando passou a deter 70% da dona de centros comerciais como o Colombo e o NorteShopping, através da compra de 20% à companhia britânica por 255 milhões de euros.
"O principal impacto desta operação nas demonstrações financeiras consolidadas do grupo será a transferência de Reservas de ‘Interesses Sem Controlo’ para ‘Capital Próprio do Grupo’, uma vez que a Sonae já detém uma participação de controlo na Sierra", observa a Sonae.