Clique aqui para aceder ao mapa com os preços de venda das casas em todos os concelhos portugueses no terceiro trimestre de 2019 e como estes tem variado nos últimos trimestres.
Entre o segundo e o terceiro trimestre do ano passado os preços de venda das casas aumentaram 2,2%, em Portugal, com o valor mediano do metro quadrado a fixar-se nos 1.054 euros.
Segundo os dados divulgados esta semana pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a tendência continua a ser de aumento do valor das habitações em Portugal, como se pode constatar no mapa em cima, onde constam os dados (e a evolução dos últimos trimestres) de todos os concelhos do país.
Entre trimestres os preços aumentaram em 190 concelhos (quase dois terços do total) e desceram em 100, tendo ficado estagnados nos restantes.
Em 33 concelhos os aumentos foram de dois dígitos entre trimestres, com destaque para Moimenta da Beira e Mação. Nestes municípios os preços aumentaram mais de 40%, mas o valor por metro quadrado é dos mais baixos do país (abaixo de 400 euros).
No polo oposto estão os concelhos de Murça e Crato, onde os preços desceram mais de 30%. O concelho alentejano tem também o estatuto de município com o preço por metro quadrado mais baixo do país: 185 euros.
Preços em Lisboa três vezes acima da média
O preço mediano das vendas de casas em Lisboa fixou-se em 3.205 euros por metro quadrado no terceiro trimestre do ano passado, o que corresponde a uma subida de 1,6% em relação ao segundo trimestre e a um valor três vezes superior à mediana nacional.
No Porto, o aumento dos preços mantém-se mais acelerado do que em Lisboa, ainda que também já se verifiquem sinais de abrandamento. O valor mediano fixou-se em 1.802 euros por metro quadrado no município do Porto, uma subida homóloga de 18% e um aumento de 2,3% em cadeia.
No mapa interativo acima pode consultar os valores de todos os concelhos do país no terceiro trimestre de 2019, bem como nos períodos antecedentes.