Notícia
Shell finaliza aquisição do britânico BG Group
A anglo-holandesa Royal Dutch Shell comprou o grupo da área do gás por cerca de 61 mil milhões de euros, transformando-se na segunda maior do sector, atrás da norte-americana ExxonMobil.
A Shell anunciou esta segunda-feira, 15 de Fevereiro, que está finalizado o processo de compra do britânico BG Group, lançado em Abril de 2015. "A Royal Dutch Shell anuncia que o plano entrou em vigor, e que todas as acções ordinárias do capital do BG Group são agora propriedade da Shell", adiantou a petrolífera em comunicado.
A empresa pagou 47 mil milhões de libras (61 mil milhões de euros) pelo BG Group, que opera no segmento do gás e transformou-se na segunda maior do mundo, atrás da norte-americana ExxonMobil.
A Royal Dutch Shell, vulgarmente designada Shell, registou lucros de 1,9 mil milhões de dólares (1,6 mil milhões de euros) em 2015, menos 87% do que no ano anterior. A petrolífera irá reduzir cerca de 10 mil empregos depois da integração do BG Group.
O BG Group está em 20 países e conta com mais de 5.000 pessoas de 70 nacionalidades nos seus quadros, segundo informa a empresa.
Entre outras actividades, o grupo britânico destaca-se pela presença com que conta na China. O BG Group registou lucros de 1,6 mil milhões de dólares (1,4 mil milhões de euros) uma descida de 58% em 2015 face a 2014.