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Serviços de assistência da EDP e da Galp entre inúteis e “abusivos”

O Público contactou juristas e chegou à conclusão de que as duas fornecedoras de energia estavam a vender serviços desajustados e com cláusulas consideradas “abusivas”.

Negócios 28 de Fevereiro de 2017 às 09:32
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A EDP e a Galp estão a vender serviços de assistência técnica, incluindo de reparação de electrodomésticos, cujos contratos incluem várias exclusões, como por exemplo não abranger equipamentos dentro da garantia ou já com algum tempo de utilização, o que limita muito a sua validade.


Segundo o Público, que contactou vários juristas sobre o serviço, os contratos têm ainda cláusulas, como a da renovação automática e a alteração unilateral de condições, incluindo o preço, que prejudicam os consumidores.


O pacote EDP Funciona mais básico tem um custo anual de 94,8 euros (7,90 por mês). O mais completo custa 262,8 euros (21,90 mensais) e inclui revisão de caldeira e ar condicionado. A Galp também tem duas ofertas, uma a 3,90 euros por mês e outra a 5,90 euros mensais.


No caso da EDP o Público diz que a lista de exclusão é bem maior do que a de serviços e inclui a não reparação de avarias por falta de manutenção do equipamento ou quando for economicamente inviável. No caso da Galp nenhum bem dentro da garantia será reparado.


A Deco fala em "vendas agressivas, com clara falta de informação ou mesmo informação enganosa".


As empresas rejeitam que as cláusulas sejam abusivas e garantem mecanismos de defesa do consumidor. 

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