Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Queda do preço de petróleo pode pesar nos resultados da Galp

Apesar do aumento de produção de petróleo no terceiro trimestre deste ano, a forte queda do preço da matéria-prima nesse período pode penalizar o EBITDA da petrolífera portuguesa. Os resultados serão apresentados a 22 de outubro.

Reuters
15 de Outubro de 2019 às 07:51
  • 2
  • ...

A Galp Energia anunciou um aumento homólogo da sua produção de petróleo em 21% no terceiro trimestre deste ano. Mas a queda de 18% no preço da matéria-prima entre julho e setembro de 2019, face ao mesmo período do ano passado, pode sobrepor-se, segundo Salih Yilmaz, analista da Bloomberg.

"É provável que a queda significativa dos preços dos hidrocarbonetos venha a pesar no EBITDA da Galp do terceiro trimestre, quando comparado com o ano passado, apesar do aumento de 21% na produção de ‘oil and gas’", segundo uma nota, divulgada pela agência de notícias.

Devido ao aumento homólogo de produção de 17% no Brasil, com a produção de 111,3 mil barris de petróleo, e a subida de 72% em Angola, com 12,7 mil barris, a empresa espera um crescimento entre 8% e 12%, no período em análise.

No entanto, a cotação média do Brent no terceiro trimestre deste ano foi 18% inferior à do mesmo período de 2018. Entre julho e setembro deste ano, o preço médio do petróleo cotado em Londres e referência para Portugal foi de 62 dólares por barril, tendo atingido um pico breve nos 71,95 dólares após os ataques às instalações à Saudi Aramco. No mesmo período do ano passado o preço médio foi de 75,2 dólares por barril.

"A queda na refinação deste ano também foi confirmada pela revisão em baixa da administração sobre as margens para 2019 – caiu para 4 dólares por barril, de entre 5 e 6 dólares por barril", adiantou o analista.

Sobre a perspetiva de crescimento de produção no Brasil, o analista alertou que "a jusante pode ser uma preocupação, pois a empresa pode ser prejudicada mais do que seus pares pelas regras da Organização Marítima Internacional para 2020, devido a uma parcela relativamente grande de petróleo com alto teor de enxofre na sua produção".

A Galp apresenta resultados relativos ao terceiro trimestre deste ano no dia 22 de outubro.

Ver comentários
Saber mais Galp petróleo preços resultados analistas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio