Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Produção de petróleo da Galp aumenta 57% no primeiro trimestre

A Galp Energia teve um primeiro trimestre com números melhores do que há um ano: produziu mais, vendeu mais e a margem de refinação melhorou.

1039 – Galp Energia – A petrolífera liderada por Carlos Gomes da Silva surge na posição 1.039 da lista, sendo a segunda maior cotada portuguesa. Perdeu 195 posições face ao “ranking” de 2014.
Bloomberg
13 de Abril de 2015 às 07:32
  • 7
  • ...

A Galp Energia terminou o primeiro trimestre do ano com uma produção total  (working interest) de 41,5 mil barris de petróleo por dia, o que corresponde a um aumento de 47,7% face ao mesmo período do ano passado, de acordo com o relatório com os dados operacionais publicado esta segunda-feira, 13 de Abril, na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

 

Já a produção média líquida (net entitlement) foi de 38,7 mil barris de petróleo por dia, o que representa um aumento de 57,4% face ao primeiro trimestre de 2014, num período em que os preços do petróleo e do gás caíram.

 

A produção "net entitlement" é a que tem impacto integral nas contas da Galp Energia, uma vez que é a produção a que a empresa tem de facto direito, após o pagamento de imposto em espécie nos países onde as concessões se localizam.

 

As vendas de produtos petrolíferos também cresceram 19,7%, com as vendas a clientes directos a aumentarem 3,6%.

 

Na unidade de gás, as vendas totais aumentaram 5,6%, enquanto as vendas a clientes directos caíram 1,2%, sendo a excepção.

 

No relatório publicado esta segunda-feira, e que antecede a apresentação de resultados agendada para 27 de Abril, a Galp revela ainda que a margem de refinação foi de 5,3 dólares por barril, o que compara com -0,6 dólares observados em igual período do ano passado ou com os 2,9 dólares registados no último trimestre de 2014. Do lado contrário esteve o preço do petróleo, que tem vindo a registar fortes quedas. 

Ver comentários
Saber mais Galp Energia resultados petróleo gás energia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio