Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Petróleo no Algarve: Governo vai "tomar uma decisão muito em breve" sobre os contratos de Sousa Cintra

A tutela garante que pode rescindir contratos com Sousa Cintra. A decisão deverá ser tomada até ao final do ano.

18 de Novembro de 2016 às 13:25
  • ...

Continua a polémica sobre os contratos de petróleo de Sousa Cintra no Algarve. O Governo veio a público garantir que está a trabalhar neste dossier e que está prestes a decidir sobre estas concessões.

"Estamos a tentar reunir toda a informação. O Governo vai tomar uma decisão muito em breve", revelou ao Negócios fonte do gabinete do secretário de Estado da Energia.

"Já enviámos por três vezes informação à Procuradoria-Geral da República", contou a mesma fonte, garantindo que "não está esgotado qualquer prazo" para o Governo poder rescindir os contratos com Sousa Cintra.

A decisão da tutela sobre os contratos de petróleo de Sousa Cintra no Algarve deverá ser tomada até ao final do ano, conforme apurou o Negócios.


O Governo reagiu assim à notícia avançada pelo jornal Público esta sexta-feira, 18 de Novembro, de que já tinha passado o prazo legal para travar o contrato do empresário. 

A empresa de Sousa Cintra, a Portfuel, alega que o prazo para o Governo cancelar o contrato já "caducou". E que a falta de acção do Governo para travar o processo é a "prova de que não havia qualquer fundamento legal para poder rescindir os contratos", disse o advogado da empresa, André Duarte Figueira, ao Público.

Mas o Governo tem uma opinião diferente e garante que "não está, de maneira nenhuma, inibido de rescindir o contrato", segundo um comunicado da secretaria de Estado da Energia, tutelada por Jorge Seguro Sanches, divulgado esta sexta-feira.


Recorde-se que esta concessão foi autorizada pelo Governo de Passos Coelho e que tem levantado muita polémica pois o empresário ficou com autorização para poder procurar por petróleo em metade do território do Algarve.

Pela sua parte, o Governo diz que está "atento a todos os contratos de pesquisa e exploração de petróleo". E que está à espera do parecer do Conselho Consultivo da Procuradoria-Geral da República "para uma decisão que melhor defenda o interesse público".

"O Governo garante que nada será feito que não cumpra a lei e salvaguarde o interesse público, nomeadamente do ponto de vista regional e financeiro", argumenta o gabinete do secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches.

Uma das críticas feita à concessão é que a Portfuel não tem experiência na pesquisa de petróleo, um requisito exigido por lei. No entanto, o primeiro parecer da Procuradoria-Geral da República apontava que esta decisão tinha sido um acto discricionário do anterior Governo. Como tal, o empresário tem a legitimidade para avançar, apontou o parecer.

Ver comentários
Saber mais Governo secretário de Estado da Energia Sousa Cintra André Duarte Figueira secretaria de Estado da Energia petróleo Algarve gás Governo de Passos Coelho Conselho Consultivo Jorge Seguro Sanches
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio