Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Petrobras cai mais de 1% apesar de resultados trimestrais acima do esperado

A Petroleo Brasileiro, SA, reportou no final da semana passada lucros superiores ao estimado. Na sessão desta segunda-feira já esteve a subir mais de 4% na Bolsa de São Paulo, mas segue agora a corrigir e perde 1,21%.

Bloomberg
Negócios 18 de Maio de 2015 às 20:00
  • ...

A petrolífera estatal brasileira, após meses de meses de má publicidade devido a acusações de corrupção e amortizações de activos, reportou na sexta-feira resultados surpreendentemente bons, tendo em conta aquilo que se esperava.

 

A reagir aos lucros acima do projectado, a empresa esteve já a disparar 4,20%, para 14,65 reais por acção, mas entretanto inverteu e segue a ceder 1,21% para 13,89 reais.

 

Os investidores, após a euforia inicial, estão assim a proceder agora com mais cautela. Segundo o Valor Económico, apesar de os resultados terem sido bons, a empresa tem ainda de aumentar a geração de fluxo de caixa, sendo também preciso reduzir a sua dívida, pelo que há que usar de prudência na análise às contas.

 

No primeiro trimestre, a Petrobras registou um lucro de 5,33 mil milhões de reais (1,55 mil milhões de euros), uma queda de 1% face ao período homólogo de 2014 (quando reportou um resultado líquido de 5,39 mil milhões de reais (1,57 mil milhões de euros).

 

Em 2014, a petrolífera registou perdas recorde no valor de 21,6 mil milhões de reais (6,29 mil milhões de euros).

 

A dívida total da Petrobras aumentou 14% entre Janeiro e Março deste ano, face aos primeiros três meses de 2014, para 400,6 mil milhões de reais.

 

O EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) aumentou para 21,5 mil milhões de reais (6,26 mil milhões de euros) no período em análise, quando no primeiro trimestre do ano passado tinha ascendido a 14,4 mil milhões de reais (4,19 mil milhões de euros).

 

Este EBITDA bateu em 23% as expectativas dos analistas, com o aumento do preço dos combustíveis a permitir que a unidade de refinação e distribuição da empresa se tornasse lucrativa pela primeira vez desde finais de 2010.

 

Recorde-se que a Petrobras tem sido alvo de denúncias sobre desvio de dinheiro, pagamento de subornos e branqueamento de capitais.

 

Além da corrupção, a Petrobras também contabilizou perdas de 44.600 milhões de reais (13.185 milhões de euros) devido à reavaliação dos activos, o chamado "impairment".

 

No âmbito do seu esforço para reduzir a dívida, a Petrobras quer vender o equivalente a 11,9 mil milhões de euros em activos nos próximos dois anos. Uma fonte com conhecimento do processo disse à Bloomberg que a empresa se prepara para emitir dívida no valor de quatro mil milhões de reais (1,1 mil milhões de euros) no mercado obrigacionista brasileiro. 

Ver comentários
Saber mais Petrobras energia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio