Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Participada do Grupo Espírito Santo investe em central de cogeração no Brasil

A Rioforte, do Grupo Espírito Santo, anunciou a conclusão de um investimento de 83 milhões de euros da sua participada ERB numa cogeração na Bahia que produzirá electricidade e vapor a partir da biomassa de eucalipto, e que terá como cliente, durante 18 anos, o grupo químico Dow.

31 de Março de 2014 às 15:42
  • ...

A ERB – Energias Renováveis do Brasil, em cujo capital está presente a Rioforte, “holding” do Grupo Espírito Santo, inaugurou uma central de cogeração no Estado da Bahia, num investimento de 83 milhões de euros para produzir electricidade e vapor usando biomassa de eucalipto como combustível.

 

Este é o primeiro projecto da ERB a entrar em funcionamento no Brasil e servirá as necessidades energéticas de uma fábrica do grupo químico Dow, que reduzirá o seu consumo de gás natural. “Estima-se que, anualmente, deixarão de ser lançadas na atmosfera 169 mil toneladas de dióxido de carbono, representando uma redução de 33%”, refere um comunicado da Rioforte.

 

A ERB e a Dow assinaram um contrato de 18 anos para fornecimento de vapor e energia. O projecto, que utilizará biomassa de eucalipto de reflorestamento, consumirá 10,4 mil hectares da madeira, originária de fazendas próprias da ERB e de parcerias que a empresa estabeleceu com produtores rurais de municípios do litoral norte da Bahia.

 

“A inauguração desta primeira unidade produtora de energia 100% verde representa um grande orgulho para a Rioforte e um passo decisivo para afirmação da ERB e de toda a sua equipa, com destaque para os dois sócios promotores que apoiámos desde o primeiro dia”, comentou, no mesmo comunicado, o presidente executivo da Rioforte, João Pena. A ERB foi fundada em 2010 pelos empresários Emílio Rietmann e Paulo Vasconcellos, contando com mais de 90% do capital aportado em parceria pela  Rioforte (GES) e pelo Fundo de Infraestruturas do FGTS (Caixa Económica Federal). Entretanto, outros investidores também entraram na ERB.

 

“Em poucos anos, a ERB passou de um pequeno “start-up” para uma empresa única a nível mundial com uma forte carteira de projectos em curso similares a este no Brasil, possuindo hoje todas as condiçoes para uma cotação em Bolsa a breve prazo”, comentou ainda o CEO da Rioforte.

 

A Rioforte é a “holding” do Grupo Espírito Santo criada para investir em activos não financeiros, tendo já presença em Portugal, Espanha, Brasil, Angola, Moçambique e Paraguai, entre outros mercados. Os projectos vão da energia ao imobiliário, passando pelo turismo, saúde e agropecuária.

Ver comentários
Saber mais Grupo Espírito Santo ERB Rioforte cogeração Brasil
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio