Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Ribeiro da Silva: “a factura da tarifa social de energia vai reflectir-se no preço ou na qualidade do serviço”

O presidente da Endesa tem dúvidas quanto à proposta do Bloco de Esquerda para fazer chegar esta tarifa a um milhão de famílias. Em entrevista ao Diário de Notícias esta segunda-feira diz que a ideia é “populista”.

Bloomberg
Negócios 29 de Fevereiro de 2016 às 09:00
  • 5
  • ...

Nuno Ribeiro da Silva, presidente da Endesa Portugal, acredita que o alargamento da tarifa social da energia irá "reflectir-se no preço ou na qualidade do serviço".

Para o ex-governante, "não se percebe bem se o alargamento é a um milhão de famílias ou se são as 500 mil já definidas pelo anterior Governo em que se considera uma média de duas pessoas por família", considera Ribeiro da Silva, em entrevista ao DN esta segunda-feira, 29 de Fevereiro. 


O presidente da Endesa lamentou que sejam a EDP, REN e Endesa a pagar este alargamento. "Assim é fácil tomar medidas políticas. Varre-se os custos para debaixo do tapete". O responsável incitou ainda o Governo a colocar "os custos no orçamento da solidariedade social".


Nuno Ribeiro da Silva salientou ainda que "não há pequenos-almoços à borla. É preciso ver que esta medida é populista", garantiu, referindo mesmo que a tarifa social não tem tido a aceitação que se esperava.


O ex-governante disse mesmo que a medida é um "absurdo" que irá conduzir a que se dê "automaticamente abrigo a uma série de pessoas que não têm realmente carências". E ironizou: "começam a entrar famílias que têm consumos eléctricos que nada têm a ver com o casal de velhotes reformados que tem aquele mínimo: umas luzinhas, a televisão, o frigorífico e pouco mais".

No caso da Endesa, a tarifa social tem custos de dois milhões de euros. Alargar das 110 actuais famílias para 500 mil ou um milhão iria "quintuplicar esse valor", referiu. 

O presidente da Endesa disse ainda que a empresa está a repensar o investimento em barragens, tendo em conta que "no programa do Governo está escrito, em linha e meia, que todo o plano de barragens vai ser revisto e repensado"

Ribeiro da Silva recordou que a empresa já investiu 100 milhões no projecto. 

Ver comentários
Saber mais Nuno Ribeiro da Silva Endesa EDP REN energia tarifa social
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio