Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Nipónica Renewable Japan quer comprar nove parques eólicos em Portugal

Em causa está a venda de uma carteira de ativos renováveis da espanhola Saeta, detida pelo fundo de investimento do Canadá Brookfiel Asset Management. A operação é avaliada em 1.500 milhões de euros e inclui 30 parques eólicos e 10 centrais solares em Portugal, Espanha e Uruguai.

O setor da energia , maioritariamente no campo das renováveis, é destacado como um dos mais ativos em 2023.
Paulo Alexandre Coelho/EDP
23 de Janeiro de 2024 às 16:22
  • ...
A empresa nipónica Renewable Japan está a negociar a compra da carteira de ativos renováveis da espanhola Saeta Yield (alguns deles em Portugal) ao fundo de infraestruturas do Canadá Brookfield Asset Management. A operação, avaliada em 1.500 milhões de euros - valor que inclui também a compra da dívida -, já recebeu manifestações de interesse de vários potenciais compradores.

De acordo com fontes do mercado, citadas pelo periódico espanhol El Economista, a Japan Renewable surge neste contexto como uma das candidatas melhor posicionadas para fechar negócio, depois de se ter aliado recentemente à Tokyu Land para investir nos países do sul da Europa. 

A venda da Saeta, que está a ser coordenada desde o final de 2023 pela Société Générale e pelo Banco Santander, inclui uma carteira de ativos com cerca de 30 parques eólicos e 10 centrais solares em Portugal, Espanha e Uruguai. No total, trata-se de uma potência instalada de 682 MW, repartida por 16 parques eólicos em Espanha e nove em Portugal. Já as centrais solares somam 68 MW e localizam-se em território espanhol. 

O valor destes ativos renováveis situa-se neste momento acima dos 1.200 milhões de euros que a Brookfield pagou em 2018 pela Saeta, com vista a tirar a empresa de bolsa através de uma Oferta Pública de Aquisição (OPA), que por sua vez teve uma taxa de aceitação de 95,28% do capital. Isto permitiu ao fundo de investimento do Canadá controlar a totalidade da empresa. 

Além deste negócio, a Renewable Japan fechou recentemente a compra de um parque solar fotovoltaico em Valdecarretas (Zamora),  com uma capacidade de 37,83 megawatts-pico (MwP), por 37 milhões de euros à empresa basca Dominion. Meses antes, a nipónica tinha já anunciado um acordo com a Tokyu Land Corporation para promover 1 GW de energias renováveis no sul da Europa, principalmente em Itália e Espanha. 

Em 2021, a Saeta Yield registou um volume de negócios superior a 458 milhões de euros, 5% acima do ano anterior. Esta nova tentativa da Brookfield de desinvestir na Saeta é a segunda nos último cinco anos, depois de ter já tentado vender parte dos ativos energéticos da empresa em 2020 (400 milhões das centrais a que se somavam 1.400 milhões de dívida).
Ver comentários
Saber mais Parques Energia eólica Saeta Japan Portugal Espanha Tokyu Land Canadá Europa Grupo Santander Société Générale El Economista Brookfield Asset Management
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio