Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Magnum nega ter contratado banco para vender Iberwind

João Talone não nega que a Magnum possa vir a alienar a sua empresa de parques eólicos em Portugal, mas garante que ainda não mandatou nenhum banco para o fazer.

19 de Maio de 2014 às 17:56
  • ...

João Talone, sócio da empresa Magnum Capital, nega que já tenha sido contratado uma instituição financeira com o objectivo de vender a Iberwind, empresa que tem uma das maiores carteiras de parques eólicos em Portugal.

 

"A Magnum não deu nenhum mandato de venda formal a ninguém", declarou João Talone ao Negócios, a propósito da informação avançada pelo jornal espanhol "El Confidencial", segundo a qual a Magnum teria contratado o JP Morgan para atrair potenciais compradores da Iberwind.

 

O gestor português da Magnum Capital escusou-se a fazer mais comentários, não confirmando nem desmentindo o alegado interesse da Magnum em desfazer-se da Iberwind.

 

Segundo o "El Confidencial", a alienação do seu negócio de parques eólicos permitiria à Magnum um encaixe entre 1.500 e 2.000 milhões de euros. Recorde-se que a Iberwind foi adquirida em 2008 pela Magnum por 1.100 milhões de euros à Babcock Willcox.

 

A estabilidade regulatória portuguesa no sector energético, em contraste do que vem sucedendo, por exemplo, em Espanha, é um dos factores que poderão facilitar a venda da Iberwind.

 

Em Portugal, o sector eólico passou sem grande turbulência pelos pacotes de medidas do Governo para reduzir as rendas do sector eléctrico. No caso dos parques eólicos, a solução do Executivo português passou por negociar com as empresas do sector o pagamento de uma contribuição ao sistema eléctrico até 2020, para minimizar o impacto que o sobrecusto das tarifas garantidas aos produtores eólicos tem nos consumidores finais.

 

Essa contribuição, que mereceu a concordância de mais de 90% dos produtores eólicos instalados em Portugal, foi apresentada com uma contrapartida para as empresas de energia eólica, estendendo o período de tarifas garantidas por mais alguns anos, durante os quais a energia produzida, em vez de ter de ser comercializada em mercado passará a ter uma banda de preço mínimo e máximo garantido.

Ver comentários
Saber mais João Talone Magnum Capital Iberwind
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio