Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Concorrência avalia compra de eólica portuguesa pelo homem mais rico da Ásia

Li Ka Shing comprou a Iberwind por mil milhões de euros. A segunda maior eólica nacional era detida pela Magnum Capital de João Talone que a tinha adquirido por 1.100 milhões há sete anos. Neste período a capacidade instalada cresceu em 41%.

Reuters
12 de Outubro de 2015 às 13:18
  • 2
  • ...

A compra de uma companhia eólica portuguesa pelo homem mais rico da Ásia está a ser avaliada pela Autoridade da Concorrência (AdC). O processo deu entrada no dia 5 de Outubro e foi anunciado publicamente pela Concorrência esta segunda-feira, 12 de Outubro.

A compra da Iberwind pela PTRW Renewable por mil milhões de euros foi anunciado no dia 2 de Outubro. A PTRW é detida pela CK Hutchinson através da Cheung Kong Infrastructure Holdings Limited e Power Assest Holdings Limited. Estas empresas pertencem ao grupo Cheung Kong, liderado por Li Ka Shing (na foto), o homem mais rico da Ásia, segundo a lista Forbes deste ano.

A empresa é a segunda maior operadora eólica em Portugal com um total de 31 parques e com uma capacidade instalada de 648 megawatts (MW) a que se vão juntar mais 42 no futuro, actualmente em construção.

O accionista maioritário da Iberwind era a Magnum Capital (65%), empresa liderada por João Talone, ex-presidente da EDP. Entre os seus accionistas estão também a Espírito Santo Capital - agora no Novo Banco -, a ECS Capital de António de Sousa, e os fundos Gotan, Gell-W, Madre SGPS e Fjord.

A Magnum Capital comprou a Iberwind há sete anos à Babcock Wilcox por 1.100 milhões de euros. Durante este período a capacidade instalada da companhia cresceu em 41%.

Li Ka Shing, de 87 anos, tem uma fortuna avaliada em 21.800 milhões de euros. O empresário é o 17º homem mais rico do mundo e o mais rico da Ásia e de Hong Kong, com negócios na banca, construção, imobiliário, hotelaria, aeroportos, telecomunicações, entre outros.

Ver comentários
Saber mais iberwind magnum capital energia eólica Cheung Kong joão talone li ka shing hong kong autoridade da concorrência concorrência energia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio