Notícia
Rishi Sunak demite-se. "A mudança começa agora", diz futuro PM
Primeiro-ministo britânico cessante vai apresentar a demissão do cargo, na sequência das eleições que deram a maioria ao partido trabalhista. Sunak também abandona liderança do partido conservador, mas apenas quando estiver preparada a sucessão.
O primeiro-ministro britânico que saiu derrotado nas eleições afirmou esta sexta-feira que vai apresentar a demissão ao Rei Carlos II. Sunak também se demite do partido conservador, mas apenas quando houver um sucessor.
Keir Starmer venceu as eleições esta quinta-feira com uma larga maioria para o Partido Trabalhista, que regressará ao poder após 14 anos na oposição.
Numa declaração em frente à residência oficial do primeiro-ministro, Sunak pediu desculpa pela derrota desta quinta-feira.
"Ao país eu gostava de pedir em primeiro lugar desculpa", disse.
"A mudança começa agora", diz Starmer
"A mundança começa agora", declarou num discurso de reação aos resultadosp primeiro-ministro eleito, o trabalhista Keir Starmer.
"Tenho de ser sincero, sabe bem. Quatro anos e meio de trabalho, a mudar o partido. Foi para isto que o fizemos, um partido transformado, pronto a servir o nosso país, pronto a recuperar o Reino Unido ao serviço dos trabalhadores", afirmou.
"Em todo o nosso país, as pessoas vão acordar com a notícia, aliviadas pelo facto de um peso ter sido retirado, um fardo finalmente removido dos ombros desta grande nação", acrescentou.
Resultados ainda parciais indicavam 411 deputados para o Partido Trabalhista e apenas 119 assentos para os conservadores.
Notícia atualizada com mais informação