Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Lucro da Galp sobe 62% para 250 milhões no primeiro trimestre

Os resultados melhoraram em relação ao período homólogo em parte devido aos ganhos na refinação, onde a margem da Galp passou de 4,8 dólares para 14,3 dólares por barril.

05 de Maio de 2023 às 07:34
  • ...
A Galp fechou os primeiros três meses do ano com um lucro de 250 milhões de euros, ou seja, um crescimento de 62% em relação ao mesmo período de 2022 (155 milhões), mas ligeiramente abaixo dos 273 milhões de euros de resultado do quarto trimestre.

No comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) esta sexta-feira, a empresa refere que apesar do aumento dos lucros, o resultado líquido inclui o efeito negativo dos impostos, nomeadamente o "pagamento de 14 milhões relativos à taxa brasileira temporária sobre as exportações de petróleo e também a 'windfall tax' ibérica de 46 milhões".

Os resultados melhoraram em relação ao período homólogo em parte devido aos ganhos na refinação, onde a margem da Galp passou de 4,8 dólares para 14,3 dólares por barril. Ou seja, também acima dos 13,5 dólares do quatro trimestre de 2022.

O EBITDA foi de 864 milhões de euros, apenas 1% abaixo dos 869 milhões do primeiro trimestre do ano passado. Já o EBITDA do "upstream" (área de produção de petróleo e gás) caiu 32%, para 548 milhões de euros, devido ao recuo da produção e menores preços de venda; o EBITDA da área industrial, que inclui a refinação, passou de dois para 235 milhões de euros; e o EBITDA da área das renováveis passou de um valor negativo em um milhão de euros para um resultado positivo de 35 milhões de euros.


O comunicado indica ainda que a Galp registou uma dívida líquida de 1,34 mil milhões de euros até março, menos 44% em relação ao período homólogo (2,39 mil milhões de euros).

Nas previsões para o resto do ano, a empresa espera alcançar "um EBITDA ajustado de 3,2 mil milhões de euros, vindo mais de dois mil milhões de euros do 'upstream' e pelo menos 550 milhões da área industrial".

A Galp, refere ainda o documento, espera "uma cotação média do petróleo Brent de 85 dólares por barril, uma margem de refinação de nove dólares por barril e um preço médio do gás natural no mercado ibérico de 60 euros por megawatt hora (MWh)".

Notícia atualizada às 7:48
Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio