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Projetos da Galp e da Madoqua arrecadam 330 milhões do novo banco do hidrogénio da UE

A maior fatia de todas será atribuída ao projeto Madoqua Power2X - 245,2 milhões de euros -, sendo que a Galp ficará com 84,2 milhões. Juntos, os dois projetos portugueses somam 329,4 milhões de euros, 45,8% do total.

O MadoquaPower2X vai criar 200 postos de trabalho na primeira fase, e mil empregos diretos e indiretos ao longa da vida do projeto.
Luis Guerreiro
30 de Abril de 2024 às 15:23
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Dois projetos portugueses de produção de hidrogénio verde em Sines - o da Galp, na refinaria da Petrogal, e o do consórcio Madoqua Power2X, liderado pela Madoqua Renewables - estão entre os sete que acabam de ser selecionados pela Comissão Europeia para receberem fundos no âmbito do primeiro leilão-piloto lançado pelo Banco Europeu de Hidrogénio, que mobilizará cerca de 720 milhões de euros para produção de hidrogénio renovável na União Europeia.

Deste valor, a maior fatia de todas será atribuída precisamente ao projeto Madoqua Power2X - 245,2 milhões de euros -, sendo que a Galp ficará com 84,2 milhões. Juntos, os dois projetos portugueses somam 329,4 milhões de euros, 45,8% do total. Os restantes 389,7 milhões (54,2%) serão distribuídos por mais três projetos de produção de hidrogénio verde em Espanha, um na Noruega e outro na Finlândia.  

A informação foi avançada esta terça-feira  pela Comissão Europeia que, em comunicado, explica que foram escolhidos sete projetos que "produzirão hidrogénio renovável na Europa", para ser usado por setores como o do aço, produtos químicos, setor marítimo e fertilizantes.

Este primeiro leilão atraiu 132 licitações de diferentes projetos de 17 países, das quais 119 foram condideradas elegíveis. Portugal apresentou sete candidaturas ao leilão, com um custo médio de 8,77 euros por kg de hidrogénio, para um total de 921 MW e 987 quilotoneladas de hidrogénio em 10 anos. .

As candidaturas escolhidas somam 1,5 GW de capacidade de eletrolisadores para uma produção total de 1,58 milhões de toneladas de hidrogénio em 10 anos. No caso dos projetos portugueses, da Galp e da Madoqua, estão em causa, respetivamente, 216 quilotoneladas e 511 quilotoneladas de hidrogénio verde.

O projeto da Galp (Grey2Green II) tem uma capacidade de 200 MW de eletrolisadores,  com um preço de 0,39 euros por quilograma de hidrogénio. Já o projeto MadoquaPower2X (MP2X) conta com 500 megawatts elétricos e um valor de 0,48 euros por quilograma.

Os sete projetos selecionados estão localizados em quatro países europeus - Portugal, Espanha, Noruega e Finlândia -, com preços que variam entre os 0,37 e 0,48 euros por quilograma de hidrogénio renovável produzido. Já as subvenções variam entre os 8 e os 245 milhões, sujeitas a começar a produzir hidrogénio renovável no prazo de cinco anos. Os acordos entre Bruxelas e os promotores serão assinados em novembro de 2024. 

Em novembro passado, a Comissão Europeia lançou oficialmente o Banco Europeu de Hidrogénio, com um primeiro leilão orçado em 800 milhões de euros.

Definido está que, nesta primeira ronda, os projetos selecionados recebam a subvenção atribuída para além das receitas de mercado que geram com as vendas de hidrogénio, durante um período máximo de 10 anos, mas uma vez assinados os contratos é necessário começar a produzir hidrogénio renovável no prazo de cinco anos.

A ideia é que, com este banco, a Comissão Europeia assegure um financiamento necessário inicial de três mil milhões de euros para cobrir o risco da compra e venda de hidrogénio 'verde'.

Para a primavera de 2024, está prevista a segunda ronda de leilões do Banco Europeu do Hidrogénio.

A UE estipulou como meta a de produzir 10 milhões de toneladas de hidrogénio ao nível nacional até 2030, no âmbito do plano energético REPowerEU.

A financiar o Banco Europeu do Hidrogénio estão as receitas provenientes do regime de comércio de licenças de emissão da UE entre 2020 e 2030, num orçamento estimado em 40 mil milhões de euros, e o Fundo de Inovação da UE.

Esta iniciativa visa apoiar a produção doméstica de hidrogénio da UE e reduzir as importações de hidrogénio renovável de parceiros internacionais.
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