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Concorrência aprova entrada da Axpo na Goldenergy
O regulador considera que a operação de concentração não vai criar "entraves significativos à concorrência" no mercado de electricidade e de gás natural.
A Axpo pode entrar no capital da Goldenergy, decidiu a Autoridade da Concorrência (AdC). O regulador revelou que a operação pode avançar, através de uma nota de quinta-feira, mas que só foi publicada no site oficial do regular esta sexta-feira, 16 de Outubro.
"O Conselho da Autoridade da Concorrência delibera adoptar uma decisão de não oposição à presente operação de concentração", pode-se ler no comunicado.
A entrada da energética suíça no capital da companhia nacional, com a Axpo a adquirir 25% da Goldenergy, foi anunciada no dia 14 de Setembro."A Axpo olhou para o Goldenergy, achou que era uma empresa bem estruturada e ao fim de um processo de intenções, o grupo Dourogás acabou por aceitar fazer esta potencial transacção", contou então ao Negócios Nuno Afonso Moreira, presidente-executivo da Goldenergy (na foto).
"A Goldenergy, como retalhista de energia, é uma empresa próxima dos clientes. E o grupo Axpo é um player energético significativo na Europa. Junta-se o melhor de duas partes para aumentar no futuro a capacidade da empresa", acrescentou.
Antes da Concorrência dar o seu aval, o negócio foi também aprovado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) no dia 25 de Setembro.
O regulador sublinhou que a quota da Goldenergy no mercado de electricidade não supera 1,5% do número de consumidores, enquanto no gás natural alcança quase um quarto dos consumidores do mercado livre. No entanto, em termos de consumo abastecido, a Goldenergy fica abaixo de 1% no mercado de electricidade e nos 3,6% no gás natural.
Em entrevista ao Negócios, o director-geral da Axpo Ibéria, Ignacio Soneira, garantiu que uma das "ideias" da energética helvética é a "Goldenergy entrar no mercado doméstico em Espanha". Simultaneamente, garantiu que a Goldenergy quer "competir em preço e em qualidade com a Galp e a EDP".
Por seu turno, a Goldenergy nasceu em 2008 e conta com 250 mil clientes. Facturou 100 milhões de euros em 2014. É no mercado de gás natural que a Goldenergy tem mais peso, com 23,5% de quota em número de clientes. Os restantes 75% da Goldenergy continuam a ser detidos pela empresa Dourogás.