Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Suíços da Axpo entram no capital da Goldenergy

A empresa suíça pretende alargar a sua presença em Portugal e chegou a acordo com a Dourogás para comprar parte da Goldenergy. A operação está agora a ser avaliada pela Concorrência, que deverá pronunciar-se até ao final do ano. A Goldenergy é actualmente a terceira maior operadora no mercado de gás natural por número de clientes.

Miguel Baltazar/Negócios
14 de Setembro de 2015 às 17:09
  • ...
A Axpo está a preparar-se para entrar no capital da Goldenergy. A multinacional suíça quer alargar a sua presença em Portugal e chegou a acordo com a Douro Gás para comprar uma participação da Goldenergy.

"O grupo Axpo, um grupo de capitais públicos suíços,interessou-se por uma empresa de retalho como forma de ampliar o seu raio de acção em Portugal", disse o presidente-executivo da Goldenergy, Nuno Afonso Moreira (na foto).

A operação está agora a ser analisada pela Autoridade da Concorrência (AdC), anunciou o regulador esta segunda-feira, 14 de Setembro, em anúncio publicado na imprensa. A Goldenergy estima que a resposta da AdC seja dada até ao final do ano e que a mesma "será positiva".


A empresa não revela por enquanto os valores do negócio nem a percentagem de capital que vai passar da Dourogás para a Axpo.

"A Axpo olhou para o Goldenergy, achou que era uma empresa bem estruturada e ao fim de um processo de intenções, o grupo Dourogás acabou por aceitar fazer esta potencial transacção", conta Nuno Afonso Moreira.

"A Goldenergy, como retalhista de energia, é uma empresa próxima dos clientes. E o grupo Axpo é um player energético significativo na Europa. Junta-se o melhor de duas partes para aumentar no futuro a capacidade da empresa", acrescentou.

Criada em 2008 pela Dourogás, a Goldenergy focou-se principalmente no mercado de gás natural, tendo entrado no mercado de electricidade no ano passado.

No espaço de sete anos, a companhia conseguiu impor-se entre as grandes operadoras no mercado de gás natural, particularmente entre os clientes domésticos. No final do primeiro semestre deste ano, a Goldenergy era a terceira maior operadora no mercado de gás natural em número de clientes com uma quota de mercado de 23,5%, superada apenas pela EDP (49,5%) e pela Galp (26,9%).

Presente em diferentes segmentos de mercado - grandes clientes e clientes industriais -, é precisamente entre os clientes residenciais que a Goldenergy se destaca, ocupando a terceira posição no mercado (24,5%) por consumo abastecido, atrás da EDP e da Galp.

A Goldenergy também actua no mercado de electricidade, sendo a quinta maior operadora em número de clientes (1,5%). Entre os diferentes segmentos é entre os clientes domésticos que a Goldenergy alcança uma maior quota de mercado (1,1%), ficando na sexta posição em termos de consumo anualizado.

A Axpo está presente no mercado retalhista de electricidade em Portugal, vendendo energia para clientes industriais e grandes consumidores finais. A companhia também opera no mercado grossista de gás natural e de electricidade. Baseada na Suíça, actua em mais de 20 países europeus e conta com mais de três milhões de clientes.

Com esta operação a Goldenergy pretende reforçar a sua presença no mercado eléctrico. "Vamos fortalecer em todos os segmentos de mercado. Mas acreditamos que na electricidade há um caminho a percorrer. E esse caminho irá ser feito, numa primeira fase, junto dos clientes domésticos", revelou Nuno Afonso Moreira.
Ver comentários
Saber mais grupo Axpo Nuno Afonso Moreira Autoridade da Concorrência grupo Dourogás suíça gás natural electricidade energia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio