Notícia
Suíços da Axpo entram no capital da Goldenergy
A empresa suíça pretende alargar a sua presença em Portugal e chegou a acordo com a Dourogás para comprar parte da Goldenergy. A operação está agora a ser avaliada pela Concorrência, que deverá pronunciar-se até ao final do ano. A Goldenergy é actualmente a terceira maior operadora no mercado de gás natural por número de clientes.
"O grupo Axpo, um grupo de capitais públicos suíços,interessou-se por uma empresa de retalho como forma de ampliar o seu raio de acção em Portugal", disse o presidente-executivo da Goldenergy, Nuno Afonso Moreira (na foto).
A empresa não revela por enquanto os valores do negócio nem a percentagem de capital que vai passar da Dourogás para a Axpo.
"A Axpo olhou para o Goldenergy, achou que era uma empresa bem estruturada e ao fim de um processo de intenções, o grupo Dourogás acabou por aceitar fazer esta potencial transacção", conta Nuno Afonso Moreira.
"A Goldenergy, como retalhista de energia, é uma empresa próxima dos clientes. E o grupo Axpo é um player energético significativo na Europa. Junta-se o melhor de duas partes para aumentar no futuro a capacidade da empresa", acrescentou.
Criada em 2008 pela Dourogás, a Goldenergy focou-se principalmente no mercado de gás natural, tendo entrado no mercado de electricidade no ano passado.
Presente em diferentes segmentos de mercado - grandes clientes e clientes industriais -, é precisamente entre os clientes residenciais que a Goldenergy se destaca, ocupando a terceira posição no mercado (24,5%) por consumo abastecido, atrás da EDP e da Galp.
A Goldenergy também actua no mercado de electricidade, sendo a quinta maior operadora em número de clientes (1,5%). Entre os diferentes segmentos é entre os clientes domésticos que a Goldenergy alcança uma maior quota de mercado (1,1%), ficando na sexta posição em termos de consumo anualizado.
A Axpo está presente no mercado retalhista de electricidade em Portugal, vendendo energia para clientes industriais e grandes consumidores finais. A companhia também opera no mercado grossista de gás natural e de electricidade. Baseada na Suíça, actua em mais de 20 países europeus e conta com mais de três milhões de clientes.