Notícia
"Área chave" do petróleo no Brasil para a Galp vai hoje a leilão
O Governo brasileiro leiloa hoje vários blocos de petróleo, entre os quais o de Norte do Carcará que a Galp considera ser uma "área chave".
Entre os diversos blocos encontra-se o Norte de Carcará, uma área que a petrolífera portuguesa tem debaixo de olho há muito tempo, como o presidente da companhia já assumiu publicamente.
O banco Haitong defendeu no final de Setembro que a petrolífera nacional pode vir a fazer uma oferta pela área adjacente a Carcará, onde já está presente.
"Acreditamos que o alvo principal vai ser a extensão da descoberta de Carcará devido às sinergias óbvias no desenvolvimento conjunto das áreas adjacentes e pelo facto de que as conversações de unitização seriam muito mais fáceis", escreveu o banco de investimento.
A Galp pode ir a jogo com a norueguesa Statoil e a brasileira Barra, as suas actuais parceiras na área de Carcará."Esperamos que a Galp licite em consórcio com a Statoil e a Barra, os seus parceiros para o bloco BM-S-8", aponta o Haitong.
O Brasil representa mais de 92,5% (82 mil barris diários) da produção total de petróleo e gás da empresa, com o resto a pertencer a Angola. No leilão anterior, que teve lugar no final de Setembro, a Galp não apresentou propostas por nenhum bloco, apesar de estar pré-qualificada.