Notícia
Accionistas da Galp aprovam Paula Amorim como presidente
O nome da nova presidente do conselho de administração foi aprovado pelos accionistas da petrolífera.
Os accionistas da Galp deram luz verde à nomeação da nova presidente do conselho de administração, Paula Amorim.
O nome da nova presidente foi aprovado na assembleia-geral de accionistas esta sexta-feira, 12 de Maio, conforme apurou o Negócios junto de um accionista.
Foi a 14 de Outubro de 2016 que Américo Amorim anunciou a sua renúncia ao cargo de presidente do conselho de administração da Galp por motivos pessoais.
O empresário, o homem mais rico de Portugal, foi então sucedido no cargo pela sua filha primogénita: Paula Amorim. Américo Amorim é o maior accionista da Galp - através da Amorim Energia - com 33,34% do capital da companhia.
Nas suas primeiras declarações públicas, Paula Amorim deu um voto de confiança à liderança executiva da Galp. "Não vai mudar absolutamente nada. Estou aqui num sentido de continuidade", disse Paula Amorim a 24 de Outubro.
"Estamos há 10 anos na empresa como accionista de referência, estamos perfeitamente alinhados com a sua comissão executiva, a nível da estratégia, a nível do desenvolvimento, totalmente comprometidos. Temos total confiança na comissão executiva", afirmou então.
"Eu acho que vai ser fácil, porque se cada um fizer o seu trabalho como temos feito - com os critérios de trabalharmos numa base de transparência, de base de abertura, olhando para os comuns interesses da empresa -, vai ser fácil", declarou em Outubro de 2016.
"O conselho de administração tem que fiscalizar a acção executiva de quem está a gerir, quem está no dia-a-dia. E cada um vai saber, seguramente, cumprir o seu papel, e teremos aquilo que é a coabitação tranquila, em que cada um vai fazer o seu trabalho", defendeu o líder da petrolífera nacional.