Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Accionistas da Galp aprovam pagamento de dividendo

A remuneração aos accionistas foi aprovado na assembleia-geral da petrolífera.


O Haitong avalia as acções da Galp Energia em 12,00 euros, o que implica um potencial de desvalorização de 17%. A recomendação é de neutral.

As acções da Galp Energia apresentam uma prestação 58% superior ao sector nos últimos dois anos, negociando já acima da avaliação do Haitong. Contudo, o banco de investimento diz que as acções deverão continuar suportadas no curto prazo devido ao impacto da recuperação dos preços do petróleo nos resultados; potencial de valorização dos activos em Moçambique e boa execução dos projectos no Brasil.

As estimativas do Haitong apontam para que produção da Galp aumente 39% este ano e 29% em 2018, devido à actividade no campo petrolífero Lula. A recente venda de activos em Portugal (22,5% da Galp Gás Natural Distribuição) pode abrir portas a aquisições no Brasil, salienta o banco de investimento, alertando contudo para a “forte concorrência” por estes activos devido à melhoria da situação política no Brasil e recuperação nos preços do petróleo.
Bruno Simão/Negócios
  • ...
Os accionistas da Galp aprovaram o pagamento do dividendo de 50 cêntimos relativo ao exercício de 2016. A aprovação teve lugar esta sexta-feira, 12 de Maio, durante a assembleia-geral, conforme apurou o Negócios junto de um accionista da petrolífera.

A remuneração de 50 cêntimos por acção corresponde a um aumento face aos dividendos distribuídos no ano passado, referente a 2015. Na altura, a petrolífera distribuiu um total de 41,472 cêntimos por acção, entre dividendo regular e intercalar. 

"A partir de 2017, o dividendo será ajustado tendo em conta a geração de 'cash flow', as oportunidades de novos investimentos e uma estrutura de capitais sólida", anunciou a empresa no início de Abril.

Em Setembro do ano passado, a Galp já distribuiu um dividendo intercalar de 24,8832 cêntimos por acção, referente aos resultados de 2016. Falta ainda assim a distribuição de 50% do dividendo, que deverá ter lugar dentro no espaço de um mês após esta assembleia-geral.

"Tendo em conta que a distribuição de 50% do valor dos dividendos foi antecipada em setembro de 2016, devem ser pagos dividendos no valor de 0,248832€ dentro de 30 dias após a respectiva deliberação", sublinha o comunicado da empresa de 11 de Abril.

A Galp registou uma queda de 24% dos lucros  em 2016 para 483 milhões de euros.
Ver comentários
Saber mais Galp Energia dividendos petrolífera accionistas petróleo gás Carlos Gomes da Silva
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio