Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Warren Buffett apoia economica e moralmente compra da Tim Hortons pelo Burger King

O multimilionário norte-americano afirma que a mais recente aquisição do Burger King, que muda a sede fiscal da cadeia norte-americana para o Canadá, tem justificações que vão além da tentativa de redução do peso dos impostos.

Bloomberg
26 de Agosto de 2014 às 18:19
  • 5
  • ...

As fortes raízes da Tim Hortons no Canadá e a reduzida presença da cadeia de cafetarias canadiana nos Estados Unidos são as razões encontradas pelo multimilionário norte-americano, Warren Buffett, para explicar a mudança da sede fiscal do Burger King para solo canadiano.

 

Buffett acaba por estar envolvido na aquisição da Tim Hortons pelo Burger King, um negócio avaliado em 12,5 mil milhões de dólares canadianos (cerca de 8,6 mil milhões de euros), através do financiamento de 3 mil milhões de dólares, à cadeia de fast food norte-americana, através do conglomerado Berkshire.

 

"A Tim Hortons ganha mais dinheiro do que o Burger King. Eu não sei como os canadianos se iriam sentir com uma mudança da Tim Hortons para a Flórida. A principal questão prende-se com fazer os canadianos felizes", disse Buffett, citado pelo Financial Times.

 

No entanto, apesar das premissas defendidas pelo multimilionário norte-americano, jornais como o Financial Times e o Wall Street Journal estão a citar analistas que defendem que no âmago do negócio confirmado esta terça-feira está a pretensão do Burger King de mudar a sede fiscal para o Canadá, diminuindo dessa forma o peso da carga fiscal que incide sobre as actividades da companhia.

 

Nos Estados Unidos os impostos sobre a actividade empresarial situam-se em torno dos 40%, que comparam com uma taxa de 26,5% no Canadá, refere a agência Bloomberg.

 

Ainda a propósito do negócio, que permitirá ao fundo brasileiro 3G continuar a deter 51% da empresa combinada, Buffett aproveitou para recordar o que considerou um erro quando, em 2010, não aceitou a oferta que lhe foi endereçada para participar na aquisição do Burger King.

 

"Não participei, cometi um erro", reconheceu Buffett. 

Ver comentários
Saber mais Tim Hortons Estados Unidos Canadá Warren Buffett Burger King cBerkshire 3G
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio