Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Vitória na Liga dos Campeões vale 50 milhões de euros

Liverpool ou Milão: uma destas duas equipas vai vencer a “Champions League” e ser coroada como a melhor equipa de futebol da Europa na época que agora termina. Mas, mais que uma taça, a Liga dos Campeões oferece a possibilidade de um encaixe financeiro ca

21 de Maio de 2007 às 14:33
  • ...

Liverpool ou Milão: uma destas duas equipas vai vencer a "Champions League" e ser coroada como a melhor equipa de futebol da Europa na época que agora termina. Mas, mais que uma taça, a Liga dos Campeões oferece a possibilidade de um encaixe financeiro cada vez maior. Este ano, são cerca de 50 milhões de euros.

O prémio supera em quase 20 milhões de euros, ou 63%, o valor que o clube inglês recebeu há dois anos, quando venceu a competição (30,6 milhões de euros). A equipa que sair derrotada quarta-feira à noite vai receber mais de 40 milhões de euros.

No total, a Liga dos Campeões distribuiu 750 milhões de euros pelos participantes no torneio na época de 2006/2007, entre os quais estiveram FC Porto, Sporting e Benfica. Pelo aumento das verbas que têm sido distribuídas, a participação no torneio tem ganho cada vez mais importância nas finanças dos clubes europeus. Para os portugueses é mesmo essencial.

A sustentar o crescimento dos prémios da Liga dos Campeões está a renegociação dos contratos publicitários e de direitos televisivos, a principal fonte de receitas da UEFA, para o triénio 2006/2009. Neste momento são já 230 os países com televisões que podem transmitir os jogos.

As verbas distribuídas pelos finalistas do ano passado demonstra bem a importância das televisões. O Arsenal, finalista derrotado pelo Barcelona, recebeu mais três milhões de euros que o vencedor, pois as televisões inglesas pagam mais pelos direitos televisivos que as espanholas.

Em termos de publicidade, registe-se que, além da renegociação dos contratos com os principais patrocinadores: Ford, Heineken, MasterCard e PlayStation, a Vodafone junta-se ao role de grandes empresas a pagar para ter a sua marca associada à "Champions League". O que aumentará ainda mais a verba disponível para pagar aos clubes participantes.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio