Notícia
Vendas da Inditex crescem ao ritmo mais lento em mais de três anos
No terceiro trimestre, as vendas da dona da Zara cresceram 6% - a evolução mais fraca dos últimos 15 trimestres - enquanto os lucros aumentaram 2,7%.
As vendas da Inditex, a maior retalhista de vestuário do mundo, cresceram 6% no terceiro trimestre para 6,3 mil milhões de euros, o menor aumento dos últimos 15 trimestres. Já os lucros cresceram 2,7% para 975 milhões de euros, em linha com as estimativas dos analistas consultados pela Reuters.
Considerando os primeiros nove meses do ano, as vendas da dona da Zara e Massimo Dutti aumentaram 10% para 18 mil milhões de euros, enquanto o resultado líquido cresceu 6% face ao mesmo período do ano passado para um total de 2,3 mil milhões de euros.
Segundo a Bloomberg, a empresa sinalizou, contudo, que as vendas estão a recuperar neste último trimestre do ano, depois de a rentabilidade ter caído para mínimos de oito anos na primeira metade de 2017, devido à subida do euro, que encolheu as margens. Esta evolução aconteceu após dez trimestres consecutivos de subidas de dois dígitos das receitas.
A rentabilidade da Inditex é vulnerável à subida da moeda única, já que a maior parte dos seus custos é em euros e 55% da receita é gerada em países fora da Zona Euro, de acordo com as estimativas do Société Générale. A moeda única subiu face a 15 das 16 principais moedas seguidas pela Bloomberg nos primeiros nove meses do ano fiscal da empresa.
As acções da Inditex, que perdem quase 5% desde o início de Janeiro, deverão completar este ano o seu pior desempenho desde 2008.