Notícia
Amancio Ortega deixa todos os cargos no grupo Inditex
O empresário espanhol, dono do grupo que detém marcas como a Zara e a Massimo Dutti, deixou todos os cargos que ainda ocupava na Inditex, avançou o Expansión. Desde 2011 que já não tinha funções executivas.
Amancio Ortega, actualmente com 81 anos, abandonou os cargos que tinha nas 53 unidades do grupo Inditex. Entre as unidades estão marcas como a Zara, Massimo Dutti, Pull & Bear, Bershka, Oysho, Lefties e Stradivarius.
A notícia está a ser avançada pela publicação espanhola Expansión, que adianta que este é mais um passo num processo de sucessão já iniciado em 2011, altura em que Ortega passou a liderança do grupo a Pablo Isla.
O arranque do dia foi marcado pela apresentação de resultados da Inditex, referentes ao terceiro trimestre do ano. As vendas da Inditex, a maior retalhista de vestuário do mundo, cresceram 6% no terceiro trimestre para 6,3 mil milhões de euros, o menor aumento dos últimos 15 trimestres. Já os lucros cresceram 2,7% para 975 milhões de euros, em linha com as estimativas dos analistas consultados pela Reuters.
O homem mais rico de Espanha - a fortuna está avaliada em quase 80 mil milhões de dólares - continua a ser o maior accionista do grupo (59,2% do capital), apesar de ter deixado funções executivas na Inditex.