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Unilever aumenta vendas em 2,1% no terceiro trimestre
A queda de 20% nas vendas na China foi uma das duas principais razões para o abrandamento do crescimento. A outra razão foi o recuo nas vendas de produtos de higiene pessoal, o segmento rei da empresa.
As vendas homólogas da Unilever cresceram 2,1% no terceiro trimestre. Este foi o crescimento mais baixo no espaço de cinco anos, desde 2009, registado no terceiro trimestre.
As vendas ficaram aquém das expectativas dos analistas consultados pela Bloomberg que esperavam uma subida de 3,9% no trimestre. Já as receitas totais caíram 2% para 12,2 mil milhões de euros.
A queda de 20% das vendas na China foi uma das duas principais razões para o abrandamento do crescimento. A outra razão foi o recuo nas vendas de produtos de higiene pessoal, o segmento rei da empresa.
"O crescimento abrandou em mercados emergentes e particularmente na China", disse o presidente executivo da empresa, Paul Polman, em comunicado. "A Europa viu a deflação de preços e as pobres condições metereológicas no último ano, mas as condições na América do Norte começaram a melhorar".
Na Europa o cenário é semelhante, com as receitas a caírem 4,3%, enquanto na Ásia seguiram em sentido contrário e registaram um crescimento de dois dígitos para 12,4%.
"A Unilever está a pagar o preço de ter muitos ovos de crescimento no cesto dos mercados emergentes", disse à Bloomberg o analista Chris Wickham da Oriel Securities.