Notícia
Jerónimo Martins substitui administrador financeiro
Alan Johnson será substituído, em Novembro próximo, por Francisco Van Engelen Sousa. Sai da direcção executiva mas mantém-se membro não executivo do conselho de administração da Jerónimo Martins, anunciou esta sexta-feira o grupo.
Em comunicado, após o fecho do mercado, a administração da Jerónimo Martins SGPS anunciou a substituição do seu responsável financeiro, que ainda há uma semana foi o interlocutor privilegiado da conferência com os analistas sobre os resultados relativos ao primeiro semestre de 2014.
A Jerónimo Martins "informa que, a partir de 3 de Novembro de 2014, Francisco Javier Van Engelen Sousa passará a exercer a função de responsável financeiro (CFO) da Jerónimo Martins, passando também, por inerência do cargo, a integrar a direcção executiva do grupo".
Em nota disponibilizada no "site" da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), após o fecho do mercado esta sexta-feira, dia 8 de Agosto, a administração da Jerónimo Martins adianta que Francisco Van Egelen Sousa nasceu em Barcelona, tem nacionalidade belga e 23 anos de experiência em "múltiplas posições na área financeira".
Aquele que será o novo "chief financial officer" (CFO) da Jerónimo Martins a partir do início de Novembro – mês para o qual está agendada a divulgação da nova estratégia do grupo para o mercado polaco – é licenciado em Economia pela Antwer Business School.
As suas últimas funções, de acordo com a nota da Jerónimo Martins ao mercado, são de "global CFO" e membro do conselho de administração da Triumph International, onde entrou em 2008.
Entre 2006 e 2008 desempenhou as funções de CFP regional da subsidiária nipónica da multinacional farmacêutica Astrazeneca.
Os 16 anos anteriores (1990-2006) "trabalhou na Procter & Gamble", onde finalizou as funções como director financeiro das regiões da Europa Central e de Leste, Médio Oriente e Norte de África.
Alan Johnson (na foto) será assim substituído duplamente, uma vez que também sai da direcção executiva do grupo, mas "manter-se-á membro não executivo do conselho de administração da Jerónimo Martins", acrescenta o comunicado.
Alan Johnson assumiu as funções de CFO da Jerónimo Martins a 1 de Janeiro de 2012. Com 56 anos de idade, o gestor britânico veio para a JM com uma experiência de 30 anos na Unilever, empresa que tem uma parceria em Portugal com a Jerónimo Martins – a Unilever Jerónimo Martins, ligação essa que existe já há mais de 60 anos.