Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Jerónimo Martins substitui administrador financeiro

Alan Johnson será substituído, em Novembro próximo, por Francisco Van Engelen Sousa. Sai da direcção executiva mas mantém-se membro não executivo do conselho de administração da Jerónimo Martins, anunciou esta sexta-feira o grupo.

08 de Agosto de 2014 às 18:06
  • 3
  • ...

Em comunicado, após o fecho do mercado, a administração da Jerónimo Martins SGPS anunciou a substituição do seu responsável financeiro, que ainda há uma semana foi o interlocutor privilegiado da conferência com os analistas sobre os resultados relativos ao primeiro semestre de 2014.

 

A Jerónimo Martins "informa que, a partir de 3 de Novembro de 2014, Francisco Javier Van Engelen Sousa passará a exercer a função de responsável financeiro (CFO) da Jerónimo Martins, passando também, por inerência do cargo, a integrar a direcção executiva do grupo".  

 

Em nota disponibilizada no "site" da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), após o fecho do mercado esta sexta-feira, dia 8 de Agosto, a administração da Jerónimo Martins adianta que Francisco Van Egelen Sousa nasceu em Barcelona, tem nacionalidade belga e 23 anos de experiência em "múltiplas posições na área financeira".

 

Aquele que será o novo "chief financial officer" (CFO) da Jerónimo Martins a partir do início de Novembro – mês para o qual está agendada a divulgação da nova estratégia do grupo para o mercado polaco – é licenciado em Economia pela Antwer Business School.

 

As suas últimas funções, de acordo com a nota da Jerónimo Martins ao mercado, são de "global CFO" e membro do conselho de administração da Triumph International, onde entrou em 2008.

 

Entre 2006 e 2008 desempenhou as funções de CFP regional da subsidiária nipónica da multinacional farmacêutica Astrazeneca.

 

Os 16 anos anteriores (1990-2006) "trabalhou na Procter & Gamble", onde finalizou as funções como director financeiro das regiões da Europa Central e de Leste, Médio Oriente e Norte de África.

 

Alan Johnson (na foto) será assim substituído duplamente, uma vez que também sai da direcção executiva do grupo, mas "manter-se-á membro não executivo do conselho de administração da Jerónimo Martins", acrescenta o comunicado.

 

Alan Johnson assumiu as funções de CFO da Jerónimo Martins a 1 de Janeiro de 2012. Com 56 anos de idade, o gestor britânico veio para a JM com uma experiência de 30 anos na Unilever, empresa que tem uma parceria em Portugal com a Jerónimo Martins  – a Unilever Jerónimo Martins, ligação essa que existe já há mais de 60 anos.

Ver comentários
Saber mais Jerónimo Martins SGPS Jerónimo Martins Francisco Javier Van Engelen Sousa CMVM Alan Johnson
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio